24ª Edição do CineEco com mais de 80 filmes

O CineECo, Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, realiza-se entre os dias 13 e 20 de outubro, em Seia.

O CineEco 2018, organizado pela Câmara Municipal de Seia, vai decorrer entre 13 e 20 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia e no Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

A edição deste ano, na categoria Lusofonia: Panorama Regional, concorrem filmes cujo mote está centrado nos fogos e preservação da floresta, devido aos incêndios que marcaram os últimos anos e, por consequente, levaram mesmo à suspensão temporária do CineEco.

Segundo a organização, são sete os filmes que se centram na discussão das questões ambientais e que afetam a área de proximidade do festival, que vão encerrar a 24º edição do CineEco, Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Este ano, a seleção do CineEco Seia assenta em documentários ligados ao território, como “ 15 Memórias do Fogo”, de Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, um olhar sobre o fogo de 15 de Outubro de 2017 no centro do país; “Cinzas ao vento”, de Paulo Fajardo, que retoma também as questões levantadas pelos incêndios florestais de 2017 e “E tudo o fogo levou”, de Paulo Leitão, um filme que aborda o impacto da catástrofe em Oliveira do Hospital.

Outros temas serão abordados, como o tempo, os sons e as imagens das Beiras, em “Hoje, aqui e agora”, de Luís Antero e Tiago Cerveira;  “Sentir a Estrela”, de Tony Correia, uma viagem à Serra da Estrela; “Sonho Perfeito”, de Gabriel Ambrósio, num olhar sobre a água e a importância dos rios para as comunidades a eles ligadas e “Floresta Eterna”, de Evgenia Emets, que reflete sobre o desmatamento e a relação de Portugal com as suas florestas.

No decorrer do festival, serão apresentados no Auditórios da Casa da Cultura de Seia mais de 80 de filmes. A programação do CineEco inclui ainda workshops, concertos e conversas em torno de temas que marcam o ambiente e o planeta.

A grande novidade deste ano será ainda o 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema Ambiental, uma iniciativa que pretende discutir a importância do cinema e dos festivais de temática ambiental para a valorização do tema, como refere uma nota da organização.

Paralelamente, CineEco Seia integrará ainda duas sessões dedicadas aos mais novos, nomeadamente uma conversa liderada por Fernanda Botelho sobre a viagem das plantas e seus usos tradicionais em Portugal e nos vários países da lusofonia, workshops e um concerto “Para Olhos Vendados”, orquestrado por Luís Antero.

A programação completa poderá ser consultada, AQUI


Conteúdo Recomendado