16ª edição do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância

Nos próximos dias 15, 16 e 17 de setembro, na vila de Alpedrinha, irá realizar-se a 16ª edição do Chocalhos-Festival dos Caminhos da Transumância, num evento organizado pelo Município do Fundão e pela Junta de Freguesia de Alpedrinha.

Do programa desta edição o destaque vai para a animação de rua, com vários grupos locais e nacionais a percorrerem as diversas ruas de Alpedrinha, para as atividades do Terreiro de Santo António que irão promover o património material e imaterial pastoril da Beira Interior, com conversas, oficinas, apontamentos musicais, mostras de artesanato e produtos da terra, atividades infantis, entre outros.

O “Chocalhos- Festival dos Caminhos da Transumânsia”, acontece todos os anos, no terceiro fim-de-semana de setembro , na Vila de Alpedrinha. Os Alpetrenienses abrem as portas de suas casas, convidando todos a visitar e provar os seus produtos.

Um dos momentos altos da festa é a viagem por um dos caminhos da transumância em que poderá acompanhar um rebanho e ser pastor por um dia.

Tal como autrora, o final desta viagem é motivo de festa, na qual não faltam concertos, animação de rua e tasquinhas.

Alpedrinha é um famosa pelos seus embutidos em madeira, trabalhos em ferro, cestaria e loiça preta. A vila tem uma herança ímpar, primando pela magestosidade dos seus edifícios. A não perder o Palácio do Picadeiro, um imponente edifício barroco recuperado que hoje alberga um conjunto de equipamentos inovadores, que proporcionam uma viagem inesquecível pelo concelho.

Pode consultar mais informações no site oficial do evento, aqui.


Conteúdo Recomendado