11º Workshop de Aves invernantes da Serra da Estrela durante o fim de semana em Seia

A atividade contará com diversas saídas de campo a áreas agrícolas, zonas húmidas, ribeirinhas e de montanha e sessões de palestras que irão decorrer no CISE, em Seia.

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), o CERVAS/Associação Aldeia e as Aldeias de Montanha vão desenvolver este fim de semana, dia 21 e 22 de janeiro, a 11ª edição do Workshop de Aves Invernantes da Serra da Estrela na cidade de Seia.


“A região da serra da Estrela representa um dos melhores locais em Portugal para observar algumas espécies de aves invernantes que noutras regiões do país são relativamente raras”, refere a organização.


Com esta edição do workshop, a organização pretende “continuar a dar a conhecer a diversidade de aves que ocorrem no inverno na região da serra da Estrela”, “as particularidades das migrações e das adaptações ao frio e à neve e dar a conhecer alguns dos melhores locais na serra da Estrela para observar as aves invernantes” e ainda “suscitar o interesse e a sensibilidade pela observação regular de aves e pela conservação da avifauna e da natureza em Portugal”.


Segundo os promotores da atividade, os participantes poderão observar espécies “bem adaptadas ao clima frio e à neve” como a ferreirinha-alpina, a escrevedeira-das-neves, o melro-de-colar, o dom-fafe, o lugre, a petinha-ribeirinha, o tordo-zornal, o tordo-ruivo, entre outras espécies.


O curso destina-se essencialmente a pessoas interessadas em conhecer as aves invernantes e as suas particularidades, a alunos de Biologia e de outras ciências naturais que pretendam obter formação nesta temática e a quem pretende conhecer os locais e as aves a observar no Inverno na região da serra da Estrela.


De acordo com a programação, a atividade contará com diversas saídas de campo a áreas agrícolas, zonas húmidas, ribeirinhas e de montanha e sessões de palestras que irão decorrer no CISE, em Seia.
Os participantes vão percorrer locais como o Rio Seia, o Aeródromo de Pinhanços, Vale do Mondego e zonas envolventes, Penhas da Saúde, Piornos e Torre, baixa do rio Zêzere, Vale do Rossim e Penhas Douradas.


Quanto às palestras, estas abordarão temas como “As Aves invernantes na serra da Estrela”, “A importância do eBird / PortugalAves na serra da Estrela”, “Identificação auditiva de aves invernantes” e “Adaptações das aves ao Frio”.


Para tratar os diversos temas, a organização conta com a participação de José Conde (CISE), Ricardo Brandão (CERVAS/ALDEIA), Carlos Pacheco (CIBIO / Universidade do Porto) e António Luís (Universidade de Aveiro / Departamento de Biologia).

Programa:
21 de janeiro (sábado)

Local: Seia (CISE)
08h00 – Receção dos participantes e apresentação do curso.
09h00 – Saída de Campo (Prático):
• Áreas agrícolas e zonas húmidas (Baixa do Rio Seia / Aeródromo de Pinhanços)
12h00 – Almoço no campo
13h00 – Saída de Campo (Prático):
• Áreas agrícolas e zonas ribeirinhas (Vale do Mondego e zonas envolventes)
17h00 – Sessão de palestras (CISE)
19h00 – Fim dos trabalhos

22 de janeiro (domingo)
Local (ponto de encontro): CISE
08h00 – Saída de Campo (Prático):
• Zonas de montanha (Vale do Rossim e Penhas Douradas)
• Áreas agrícolas e zonas húmidas (Baixa do rio Zêzere)
12h30 – Almoço no campo
14h00 – Saída de Campo (Prático):
• Zonas de montanha (Penhas da Saúde, Piornos e Torre)
18h30 – Encerramento do curso.


Conteúdo Recomendado