11 alunos do concelho de Seia selecionados para concurso nacional de leitura

Participarão na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura três alunos por nível de ensino, juntamente com os dois alunos do ensino secundário.

A Biblioteca Municipal recebeu no passado dia 17 de janeiro o segundo momento da Fase Regional do 13º Concurso Nacional de Leitura.

Nesta fase foram apurados os nove alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que representarão o concelho de Seia na Prova Intermunicipal do 13º Concurso Nacional de Leitura, aos quais se juntam dois alunos do ensino secundário, previamente selecionados na prova de escola.

Esta fase contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, do Agrupamento de Escolas de Seia e da Escola Evaristo Nogueira, de todos os níveis de ensino, do 2º e 3º CEB e também do ensino secundário.

Na “Prova nas Escolas”, que decorreu nos dias 10 e 11 de dezembro, foram também aprovadas alunas do 1º ciclo.

Este ano, o júri foi constituído por Teresa Rua, Bibliotecária Municipal, Alcina Correia, Coordenadora Interconcelhia do Gabinete RBE, e Ana Bela Santos, Docente da Escola profissional Serra da Estrela.

As provas orais foram distintas para cada um dos níveis de ensino, sendo o livro “O Bando das Cavernas: Uma selfie no polo norte”, de Nuno Caravela, escolhido para o 1º ciclo, para o 2º ciclo “O Caderno do avô Heinrich”, de Conceição Tomé, e para o 3º ciclo “O rapaz do caixote de madeira”, da autoria de Leon Leyson, Marilyn J. Harran e B. Leyson.

Do 1º ciclo foram apuradas as alunas Mónica Ferreira, da EB Dr. Abranches Ferrão, Inês Abrantes Ferreira e Camila Coelho Nogueira, ambas alunas do Centro Escolar de Seia.  

O 2º ciclo será representado por Ania Garcia Matos, da Escola Evaristo Nogueira, Rafael Rodrigues, da EB Tourais/Paranhos, e Alexandre Saraiva, da EB Dr. Abranches Ferrão. No 3º ciclo ficaram apurados os alunos João Alexandre Pereira Rodrigues, da EB Dr. Guilherme Correia de Carvalho, João Mota, da EB Dr. Abranches Ferrão, e Leandro Fernandes, da EB Tourais/Paranhos. Da Escola Secundária de Seia já haviam sido selecionados João Paulo Caramelo e Afonso José Mendes Silva.

O Concurso Nacional de Leitura, surge no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sendo promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares, ao qual o Município de Seia e a Biblioteca Municipal se associam na qualidade de responsáveis pelo momento concelhio da Fase Regional.

O Concurso Nacional de Leitura visa estimular a prática da leitura e incentivar a promoção da leitura nas escolas, como forma de conhecimento e de lazer, assim como o aprofundamento dos hábitos de leitura.


Conteúdo Recomendado