Condições de Inscrição
Profissionais que trabalhem ou pretendam trabalhar no setor vitivinícola, quer em empresas produtoras quer em distribuidores, e que exerçam ou pretendam exercer funções comerciais ou relacionadas com o mercado, incluindo a comunicação, a distribuição e venda de vinhos, a nível nacional e internacional.
Conteúdos Programáticos
Produtividade
Ótica de produto vs ótica de consumo
Evolução da filosofia de marketing
Funções primárias e secundárias de marketing
Atividades de marketing
Profissões de marketing
Marketing agro–alimentar
Conceitos básicos
Ciclo de vida do produto
Os quatro P´s
O Marketing – Mix
Segmentação de mercado
Diferenciação do produto
Estudo do comportamento do consumidor
Objeto de estudo
Fatores influenciadores
Necessidades de Maslow
Intervenientes na decisão de compra
Fases e tipos de decisão de compra
Estudo de caso – compra de automóvel vs compra de vinho
Atitude perante a inovação
O plano de marketing
Particularidades do marketing de vinhos
Particularidades do consumo – ciclo de consumo de vinho
Política do produto
Estrutura da oferta e da procura
Política da distribuição
Política da comunicação – questões ao nível da publicidade e promoção
Questões ao nível da política de preço / plano de vendas
Perspetivas futuras dos mercados de vinho
Objetivo Geral
Pretende dotar os seus profissionais de conhecimentos e competências comerciais e de marketing adequados ao contexto atual que o setor enfrenta ao nível global.
Objetivos Específicos
No final da ação, o(a) formando(a) deve saber:
Explicar a evolução do conceito de marketing.
Identificar comportamentos que caracterizam a atitude de marketing.
Descrever as fases do ciclo de vida básico de um produto.
Explicar o conceito de marketing – mix.
Identificar e analisar as principais questões ligadas ao marketing de vinhos, em particular ao nível das políticas de comunicação e das estratégias de animação dos canais de comunicação.
Analisar o comportamento do consumidor de vinhos e explicar o ciclo de consumo do vinho.