Economia do acesso e os modelos de negócios baseados em compartilhamento, recorrência e assinatura

Sinopse

A forma de consumir produtos e serviços está mudando. Alguns mercados já se transformaram completamente. Novas empresas nasceram, e outras morreram sem entender o motivo. O consumidor também já acordou. É hora de consumir somente o necessário. A tecnologia amparada pelo consumo consciente e pela economia colaborativa criou empresas que não têm uma década e já fazem mais receita do que empresas centenárias. É a transformação das economias tradicionais para a economia do acesso. Streaming de vídeo, softwares, bitcoins, crowfunding, fintechs e startups de todos os tipos estão quebrando a hegemonia de grandes empresas através do componente mais flamejante do empreendedorismo: inovação. “Que sociedade é esta em que aquele ‘possuir’, que conheci durante 50 anos, passa a perder o sentido? Ter o CD na prateleira não vale mais nada, aliás, só custa. O que interessa é ter acesso à música que quero ouvir. O que vale é o acesso ao benefício, não a posse do produto” – Luciano Pires. A Economia do Acesso é um ensaio de como as pessoas e empresas de tecnologia transformam a forma de consumo, seja de produtos ou de serviços. Além disso, é um bom manual para discutir como as novas gerações vão mudar o mundo através da sustentabilidade e do benefício real de cada consumo. Para mais livros da Casa do Código, acesse: http://www.casadocodigo.com.br.

 

Autor(es): Rodrigo Dantas

Edição: Casa do Código, maio 2016

Outros Conteúdos
Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.