Economia Ecológica

Sinopse
A economia convencional é frequentemente criticada por não reflectir, adequadamente, o valor da manutenção da qualidade do ar e da água, as espécies, a diversidade e a equidade social e geracional. Ao excluir a biofísica e o social dos seus sistemas de análise, muitos economistas convencionais estão a esquecer os problemas da crescente dimensão do impacto humano e a desigual distribuição de recursos.

Economia Ecológica é um livro introdutório a um paradigma emergente e que aborda essa vulnerabilidade do modo de pensar de muitos teorizadores da economia. O livro define uma revolucionária «transdisciplinaridade», que integra a visão da biologia, da física e das ciências sociais, e oferece de forma pedagógica um completo exame deste novo e estimulante domínio. A obra concede aos leitores uma base do pensamento económico neoclássico tradicional, mas coloca a fundamentação interdisciplinar num novo quadro que engloba as relações entre o crescimento económico, a degradação ambiental, social e a desigualdade. Os autores acrescentam ao seu trabalho uma análise sobre as implicações políticas desta linha de pensamento.

Esta obra constitui uma nova abordagem ao ensino e aprendizagem da economia de carácter didáctico e oferece uma completa explicação da teoria e prática. Uma obra fundamental que terá um papel importante na formação de uma nova geração de economistas e é um inestimável texto para todos os que se interessam por economia ecológica, economia ambiental, desenvolvimento da economia, ecologia humana, estudos ambientais, a sustentabilidade como ciência, bem como pelo desenvolvimento comunitário e humano.

Autor(es): Herman E. Daly

Edição: Instituto Piaget, janeiro de 2009

Outros Conteúdos
Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.