Sé Catedral – Complexo Monumental de Idanha-a-Velha

Sé Catedral – Complexo Monumental de Idanha-a-Velha

«O local escolhido para a implantação do templo tem uma longa tradição de sacralidade. No início do século IV, ou inícios do V, foi aqui construído, ou adaptado, um edifício para o culto.»

Detalhes

Em meados do século VI, terá sido construído um novo edifício de culto cristão nas proximidades daquele. A nova construção é, presumivelmente, contemporânea da elevação da cidade à dignidade episcopal, em data incerta, durante o domínio suevo. Durante o domínio muçulmano, foi construída a igreja que é a matriz arquitetónica do edifício que chegou até nós. O templo terá sido erguido pela comunidade moçárabe nos finais do século IX, altura em que a diocese foi momentaneamente restaurada. A configuração atual da igreja deve-se aos trabalhos de restauro promovidos pelo Prof. Dr. Fernando de Almeida, que recupera a igreja dos finais do século XVI.

Tipologia: Sítios Arqueológicos e Monumentos Musealizados

Outras atividades
Exposições temporárias.

Outras Informações

Tutela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova Funcionamento De 3ª feira a domingo. Inverno (de outubro a março): das 9,30h às 13h e das 14h às 17,30h. Verão (de abril a setembro): das 10h às 13h e das 14h às 18h. Encerra: 2ª feira, 1 de janeiro, feriado municipal (Senhora do Almortão: terceira 2ª feira depois da Páscoa) e 25 de dezembro.



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.