Sambuc'asa - Turismo Espaço Rural

Detalhes

A Sambuc’asa resulta de trabalhos de restauro de uma casa tradicional da Serra da Estrela, construída por um antepassado familiar, reconhecido e prestigiado transumante da rota da Idanha para o Sabugueiro.
Os trabalhos de restauro foram pautados pelo reaproveitamento/reutilização máximos dos materiais originais, tentando potenciar a eficiência energética, através de isolamento, realçando-se a cortiça utilizada para cobrir parte da fachada superior.
Em termos de mobiliário foram reutilizados / recicladas diversas madeiras, nomeadamente dos “arcazes”, das paredes interiores e escadas que foram demolidas. Consideramos que a Sambuc’asa mantém testemunhos do seu período de construção, associados ao conforto que a atualidade exige, maximizando em termos energéticos as fontes renováveis, como são os painéis solares e a caldeira a pellets. Também em termos de equipamentos e iluminação procuraram-se soluções com maior eficiência energética, que foram determinantes para a classificação obtida, A+, em termos de certificado energético.

RNET 9441 – Turismo em Espaço Rural

Envolvência

Sabugueiro localiza-se a 1100 mts de altitude, beneficiando de características ambientais muito próprias entre as quais as quedas de água, a flora e fauna serranas. Em termos de património histórico destacam-se o museu etnográfico (o museu etnográfico foi antigamente o primeiro forno comunitário da aldeia), o forno comunitário, moinhos de água, a Igreja Matriz e a Fonte do Ferreiro. O Sabugueiro é um excelente ponto de partida para várias atividades que esta região lhe proporciona. Para além de atividades ao ar livre, como sejam caminhadas, observação de aves, BTT, atividades na neve, no período do inverno, entre as quais o ski (encontra-se a apenas 18 km da estância de ski da Torre), aproveitar os banhos de água doce no rio Alva, na Barragem doa Barragem do Vale do Rossim e na Lagoa Comprida. Tem ainda a possibilidade de realizar passeios a várias Aldeias de Montanha, a Aldeias Históricas, sendo as mais próximas Linhares da Beira, Belmonte e o Piódão.

Outras Informações

A Sambuc’asa pretende homenagear a atividade pastorícia desta família em particular e a todos os que ainda hoje mantêm viva esta atividade, cujo ex-libris é tão apreciado – o queijo Serra da Estrela.
A designação da casa, Sambuc’asa, baseia-se no nome científico da planta sabugueiro, sambucus nigra, associado à “asa” que decorre do hobby da observação de aves e que está presente na casa, através da identificação dos cinco quartos com nomes e fotos de aves que se observam no Sabugueiro.



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.