Abrigo das Courelas

Detalhes

A origem da Quinta das Courelas esteve relacionada com um apoio que pretendia prestar aos alunos da C+S, pois não havia nenhum sítio onde se pudessem divertir. Assim, começou a funcionar com um bar que abriu a público no dia 6 de Fevereiro de 1993. Mas não se ficou por aí e depois de uma reconstrução alguns espaços foram reaproveitados. Foi recuperado o forno e, passados sensivelmente nove meses tínhamos o restaurante pronto: O Abrigo das Courelas. A visita de José Quitério da Revista Expresso mudou a vida do restaurante. Sem se identificar, José Quitério fez uma refeição no restaurante e dedicou uma página da revista à Quinta das Courelas que foi ainda considerada pelo mesmo analista como um dos 100 melhores restaurantes do país, na época.

Quem está na Quinta das Courelas pode admirar o aspeto de todo o território com montes agrestes e vales profundos. “São vastos e luminosos os horizontes, elegantes e recortados os cabeços dos outeiros, deslumbrantes de harmonia e luz as paisagens ressaltando, entre a riqueza da vegetação, o verde-claro dos vinhais, o verde acinzentado dos olivais, o verde-escuro dos pinheiros, a contrastar com as tonalidades brandas dos prados esmaltados de flores e das campinas cobertas de searas louras”.

Envolvência

Serra, montanha,

Outras Informações

Reserva aconselhável,  estacionamento exterior fácil e privativo.

Alojamento

Caracteristicas e Serviços

O restaurante Quinta das Courelas, em Fornos de Algodres, está inserido numa unidade de turismo rural com o mesmo nome, onde o atendimento é amável e competente. Numa antiga quinta, em pedra, totalmente recuperada servem-se os bons sabores da serra.

Atividades Disponíveis

A Quinta das Courelas tem neste momento duas vertentes importantíssimas a funcionar, Desporto e Turismo estão pois de mãos dadas neste complexo turístico desportivo em meio rural.
A vertente do desporto está a ser dinamizada pela Adventurmark dando vida ao campo de ténis, piscinas, campo de volei de praia, campo de jogos, desporto de aventura e um ginásio.
A vertente turística tem a Cookemotions como empresa gestora da parte gastronómica e tem nos prazeres e sabores únicos, a gastronomia da Serra da Estrela guardando as antigas tradições culinárias que não se limitam ao tão afamado queijo da serra. Contudo, em Fornos de Algodres as mais altas honras são prestadas a esse grande fidalgo da mesa portuguesa, pelo o que também o podemos encontrar na Quinta das Courelas. Outras especialidades merecem a apreciação: a morcela de Fornos, a farinheira; as chouriças e o presunto,acompanhadas com o pão de fabrico caseiro e bom vinho do Dão, para alem de outras iguarias afamadas.

Restauração

Preço Médio

15 ,00€ (com menus a 8,50€)

Número de Lugares 60
Tipos de Cozinha

Tradicional

Especialidades

Fêveras na Telha; Arroz de Salmão; Farinheira à Courelas

Pratos de Carne

Cabrito assado no Forno, para as febras na telha e para a mistura regional, um prato feito com enchidos e arroz de feijão.

Pratos de Peixe

Polvo à lagareiro e o bacalhau com broa.

Sobremesas

Leite creme e requeijão com doce de abóbora.



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.