Peloutinho de Alfaiates

Este pelourinho é bastante semelhante ao de Vila do Touro, no mesmo concelho.

Detalhes

Sobre uma plataforma quadrada, de nivelação do terreno, ergue-se um soco de cinco degraus circulares, de pedra aparelhada e desgastada, dos quais o último serve de base à coluna, lisa e de secção circular, que aí assenta directamente.

Sobre uma plataforma quadrada, de nivelação do terreno, ergue-se um soco de cinco degraus circulares, de pedra aparelhada e desgastada, dos quais o último serve de base à coluna, lisa e de secção circular, que aí assenta directamente. O capitel resume-se a um anelete liso, circular, quase no topo do fuste, que define um colarinho sobre o qual se apoia o remate. Este é constituído por uma moldura circular de onde se projectam quatro braços em cruz, semelhantes a gárgulas, com a configuração de topos de garrafa (cones bojudos rematados por um “gargalo”). Ao centro ergue-se uma outra peça semelhante, de maiores dimensões, encimada por um cata-vento em ferro forjado. Ressalve-se ainda a existência de vestígios de argolas de sujeição no fuste.

Alfaiates é uma freguesia do concelho do Sabugal. Foi vila e sede de concelho entre 1297 e 1836. Foi um dos territórios que passou para a soberania portuguesa pelo Tratado de Alcanizes em 1297.



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.