Moreira de Rei

Apresentação

Uma das mais importantes freguesias de Trancoso, foi vila e sede do concelho até 1836. A comprová-lo temos o Pelourinho edificado aquando da atribuição do Foral Novo, em 1512. Classificado como Monumento Nacional desde 1932, corresponde a uma coluna oitavada de base quadrada e capitel octogonal, assente sobre seis degraus e encimado por uma gaiola onde sobressaem oito colunelos laterais e o coroamento com uma esfera armilar alongada.

Detalhes

As ruínas da antiga fortaleza são impressionantes pela história que encerram. Restam alguns panos de muralha e vestígios da Torre de Menagem. Está classificada como Monumento Nacional desde 1932.

Situada no principal largo da povoação, temos a Igreja de Santa Marinha, datada do século XIII. A fachada apresenta um portal de arquivoltas, cachorrada e a decoração simbólica do estilo românico. Na porta principal estão gravadas as medidas padrão do concelho. O interior é de uma só nave.

No largo desta igreja e área circundante, encontra-se a maior necrópole de sepulturas escavadas na rocha da Península Ibérica. Foram já descobertas mais de 600, entre adultos e crianças, todas com tipologia antropomórfica. Esta necrópole está classificada como Monumento Nacional desde 1932.



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.