Lagar de Varas – Complexo Monumental de Idanha-a-Velha

Lagar de Varas – Complexo Monumental de Idanha-a-Velha

«Provavelmente data dos finais do século XIX, tendo talvez existido um anterior. O lagar é um espaço retangular dividido em três salas distintas, onde se podem ver um pio de granito, circular, para a moagem da azeitona, com 3 galgas também de granito: o poiso»

Detalhes

Ao centro um eixo de ferro, o veio, em torno do qual trabalha uma peça de madeira que prende os 3 braços das mós. Sobre estes está a almanjarra, que se atrelava aos bois. Em torno do engenho, dispõem-se as tulhas onde se guardava a azeitona. Noutra sala estão duas prensas de vara, que espremiam a massa. As varas são grossos troncos de árvores que conservam a raizeira. O azeite, as águas de vegetação e as caldas eram recolhidas no sulco que contorna o alguergue e conduzidas ás câmaras de decantação, as tarefas, escavadas em grandes blocos de granito. O azenegre corria por 2 canais. A um canto está um pequeno e fundo tanque escavado: o inferno, que recebia o azenegre.

Tipologia: Museus de História e Arqueologia (incluíndo Arqueologia Industrial)

Outras Informações

Tutela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova Funcionamento De 2ª feira a domingo. Inverno (de outubro a março): das 9,30h às 13h e das 14h às 17,30h. Verão (de abril a setembro): das 10h às 13h e das 14h às 18h. Encerra: 1 de janeiro, feriado municipal (Senhora do Almortão: terceira 2ª feira depois da Páscoa) e 25 de dezembro.



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.