O Centro de Negócios Transfronteiriço do Soito (CNT), edifício sediado na antiga fábrica de sumos “Cristalina”, na localidade de Soito, concelho do Sabugal, é uma infraestrutura onde os empreendedores podem usufruir de espaços próprios para o seu negócio, além de um conjunto de incentivos à sua implementação.
Detalhes
O Centro de Negócios Transfronteiriço do Soito (CNT), edifício sediado na antiga fábrica de sumos “Cristalina”, na localidade de Soito, é uma infra-estrutura onde os empreendedores podem usufruir de espaços próprios além de um conjunto de incentivos à implementação do seu negócio/serviço.
Um desses incentivos, de forma a potenciar a empregabilidade, crescimento e desenvolvimento local, é o direito a seis meses de renda gratuita por cada posto de trabalho criado e um coeficiente de minoração de renda mensal nos primeiros quatro anos de contrato de arrendamento das frações.
O CNT é composto por 23 fracções autónomas, duas delas vocacionadas especificamente para restaurante e clínica, sendo que os restantes espaços podem destinar-se à instalação de vários tipos de negócios.
Destas 23 frações o CNT possui presentemente 17 espaços ocupados: Empreiteiro, Centro de explicações, Consultório Médico, Serviços para população sénior, Gabinete de fisioterapia, Advogada, Venda de produtos agrícolas, Serralharias de Alumínios e Ferro, Fotografia profissional, Ótica, Papelaria, Venda e serviços de Software, Venda de Produtos Locais e Cabeleireiro.
O CNT possuí ainda áreas comuns com espaço de atendimento e coordenação, exposição, espaço internet e gabinete de apoio ao empresário.
A dinamização, promoção e divulgação desta infraestrutura, tal como de todas as empresas nela implementada é feita através do planeamento e desenvolvimento de várias atividades de forma a orientar e impulsionar a atratividade do espaço e o interesse por todos os serviços prestados, indo ao encontro das necessidades de todos os utilizadores.
Envolvência
O Soito das castanhas e dos castanheiros, dos contrabandistas, das fábricas de confecções, do Upita e das pitas do Tero foi, no entanto, para os putos de muitas gerações a terra onde nasciam as laranjadas, as gasosas e os pirolitos. O nome do Soito ficará para sempre ligado ao nome da fábrica «Cristalina». A empresa fechou e as instalações ficaram ao abandono com reflexos negativos na saúde pública e no Ambiente resultando num impasse que teve, finalmente, um final feliz.
Outras Informações
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 09h00 às 20h00
Sábado: 09h00 às 13h0030