Castelo e Muralhas

Apresentação

São dos mais importantes monumentos do concelho de Trancoso, classificados como Monumento Nacional desde 1921.

Detalhes

Palco de vários confrontos e batalhas, o castelo foi objeto de sucessivas reconstruções. Dos períodos mais recuados conserva-se ainda a Torre Menagem, testemunho único no país, de configuração rara, em forma de pirâmide truncada, com uma porta árabe, em arco de volta, aproximadamente em ferradura.

No século XVI construiu-se uma capela de invocação a Santa Maria Madalena, hoje Capela de Santa Bárbara, de que se conserva a capela-mor, com arco triunfal de volta perfeita.

A cerca amuralhada contém ainda as quatro portas principais, enquadradas por uma ou duas torres: Portas d’El Rei, Portas do Prado, Porta do Carvalho, Porta de São João; duas portas secundárias: Porta da Traição e Olhinho do Sol e um postigo o Boeirinho; para além das seis torres que protegiam as entradas, possuía outras nove torres adossadas ao pano de muralha nos lados norte, poente e sul. Foi reforçada em todo o seu perímetro por uma primeira linha de defesa: a barbacã.

Hoje ainda podemos apreciar praticamente toda a cintura de muralhas, com todas as suas portas (exceto a de São João) e algumas das torres.



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.