Castelo de Folgosinho

«O Castelo de Folgosinho, na Beira Alta, localiza-se na vila e freguesia de Folgosinho, concelho de Gouveia, distrito da Guarda, em Portugal. Na vertente norte da serra da Estrela, o castelo é o ex libris da povoação, cuja fundação é atribuída ao lendário Viriato, que aqui teria nascido. Juntamente com o de Linhares e com o de Celorico, o castelo de Folgosinho compunha um triângulo defensivo do vale do rio Mondego.»

Detalhes

Encimando a bonita vila de Folgosinho, na vertente norte da Serra da Estrela, o Castelo de Folgosinho compunha um triângulo defensivo no vale do rio Mondego, juntamente com o de Linhares e o de Celorico da Beira. As origens do Castelo são difusas, dizendo o saber popular que s sua fundação terá sido atribuída ao guerreiro Viriato, que aqui terá nascido, enquanto que outros estudos arqueológicos apontam para uma fundação medieval, na continuação do povoamento da região. Não obstante, sabe-se que a primitiva ocupação humana dos sítios do castelo e da povoação remonta a dois castros pré-romanos. O Castelo é um diminuto recinto circular, situado a cerca de 933 metros acima do nível do mar, construído com pedra de quartzo branco-rosado, conferindo-lhe uma beleza única.
A porta principal está voltada a ocidente e, do lado oposto, ergue-se a torre de menagem, que tem sobrevivido ao passar dos tempos. O Castelo foi classificado como Imóvel de Interesse Público a 25 de março de 1936, e é hoje a maior atração da bonita vila de Folgosinho.

 



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.