A ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul foi criada em 1992 com o objetivo de valorizar e implementar novas formas de intervenção ao nível das comunidades locais, através da prossecução de politicas de dinamização das zonas rurais.
Detalhes
A ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul foi criada em 1992 com o objectivo de valorizar e implementar novas formas de intervenção ao nível das comunidades locais, através da prossecução de politicas de dinamização das zonas rurais.
Tem a sua sede em Vila Velha de Ródão e, enquanto Associação Privada sem Fins Lucrativos, a ADRACES tem como missão promover, de forma integrada e sustentável, o desenvolvimento económico, cultural e social das populações das áreas rurais dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão.
Foi desde logo vocacionada para protagonizar acções inovadoras e com dimensões que transcendessem o estritamente económico e a exclusiva gestão de programas ou iniciativas sectoriais, pelo que sempre conciliou, de forma complementar e em articulação com a estratégia global de desenvolvimento definida para a região, diversos instrumentos financeiros, dos quais se salientam a Iniciativa Comunitária LEADER – Ligação entre Acções de Desenvolvimento da Economia Rural, o EQUAL e POEFDS.
A ADRACES está, assim, vocacionada para promover e protagonizar acções inovadoras, qualitativas e com dimensionalidades que transcendem o estritamente económico. Em termos gerais a sua acção centra-se nas seguintes áreas:
- Apoio técnico para o desenvolvimento rural;
- Estímulo ao estabelecimento de parcerias;
- Criação de parcerias transnacionais.