Lageosa da Raia é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 14,82 km² de área e 201 habitantes (2011).
Detalhes
O seu topónimo, Lageosa da Raia, tem origem nas lajes graníticas que existem na freguesia. A povoação é muito antiga, e sabe-se por documentos escritos, que sofreu ataques das tropas napoleónicas aquando da terceira invasão francesa a Portugal.
Todos os testemunhos orientam na direção da Lageosa, em relação às origens mais remotas da Capeia Arraiana. A sua proximidade com a Espanha, nomeadamente com a Genestosa, o seu direcionamento com a região de Fuenteguinaldo, região de grandes ganadarias e criação taurina, bem como testemunhos da tradição oral, assim o indicam. Terá sido a partir da Lageosa e dos Forcalhos que a capeia raiana se espalhou pelas aldeias da raia, chegando a zonas mais afastadas do concelho do Sabugal, como Rendo e Vila Boa, onde atualmente se extinguiu. A tradição manda que as touradas com forcão, precedidas de encerro, se iniciem na Lageosa da Raia. É nesta freguesia que abre a época das capeias arraianas em agosto.
Envolvência
O principal monumento da freguesia é sem dúvida a sua igreja matriz, construída no séc. XVIII (1774) e que se encontra em bom estado de conservação. É dedicada à padroeira, Nossa Senhora das Neves, em honra da qual se realiza todos os anos uma festa muito concorrida tanto pelos naturais como pelas populações vizinhas. Tem quatro altares, uma pia baptismal, as imagens do Divino Espírito Santo, de Santa Bárbara, de Santo António e de São Sebastião. Nos altares laterais, as imagens de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora da Piedade.
Outros patrimónios da Lageosa são: Capela do Divino Espírito Santo, Nichos/Alminhas – Vários, dispersos pela povoação, Chafarizes – Existem dois chafarizes em granito, um de 1926 e outro de 1927, Moinhos de água e Sepulturas escavadas na rocha.