O golfinho é realmente um animal curiosíssimo. Tem atitudes que são muito parecidas com as dos homens e que nos surpreendem verdadeiramente.
É um animal muito carinhoso, incapaz de fazer mal aos seres humanos, mostrando-se sempre fiel, amigo e disposto a brincar. No entanto, consegue destruir um tubarão.
O golfinho é um mamífero aquático que pertence ao mesmo grupo da baleia.
Pesa em média 150 Kg e mede dois metros e meio.
O seu cérebro tem mais 250gr do que o nosso.
Pode desenvolver uma velocidade de 60 km por hora e saltar até 5 metros acima da água. Orienta-se como os morcegos, emitindo sons muito agudos que se refletem nos obstáculos.
Emite cerca de 400 sons distintos havendo estudiosos convencidos que eles se exprimem por palavras, ideias, frases.
Tem um sentido de proteção que nos impressiona. Por exemplo, quando a fêmea vai dar à luz, todos os adultos do clã fazem um círculo para os defender contra os ataques dos tubarões. Logo ao nascer os adultos levam o bebé à superfície para receber a primeira dose de oxigénio.
As mães adoram os filhinhos e nunca se afastam deles. Mas são severas quando é preciso.
Se o bebé se porta mal é castigado: a mãe retém-no no fundo durante uns 30 segundos ou então manda-o para fora da água. Ele não se magoa, mas apanha um susto.
O namoro entre golfinhos é muito giro. O macho segue a fêmea, acompanhando-a de longe. Primeiro discretamente, depois chegando mais perto. Quando nota que é percebido, fica todo dengoso. Ensaia uma espécie de dança sedutora em que ondula o corpo em S, contorcendo-se em torno dela. Se a fêmea corresponde a esses galanteios, forma-se um novo casal e os dois viverão felizes um para o outro.