O tubarão nasce com quarenta e cinco centímetros de comprimento e já com a voracidade e astúcia do adulto. Em pouco tempo atinge um metro e meio.

Caça tudo o que se move, incluindo polvos ou tartarugas.

É um terrível predador. Ataca com uma precisão extraordinária pois possui órgãos sensoriais altamente aperfeiçoados. É um sistema de deteção suplementar  para vibrações emitidas por outros corpos em movimento. Essa sensibilidade é captada por dois canais que saem dos olhos e vão até à cauda. Estão ligados ao mundo exterior por minúsculos poros cheios de matéria viscosa.

Qualquer modificação na pressão de água faz reagir essa mucosa especial que envia ao cérebro a mensagem sobre tipo, tamanho e formato da presa.

Também possui um olfacto muito apurado que detecta substâncias diluídas na água (sangue por exemplo) a 250 m de distância. Ele não resiste ao cheiro a sangue, fica excitadíssimo.

A dentadura do tubarão é fatal pois ele possui sete fileiras de dentes tão afiados como navalhas. Ele pode arrancar, em cada dentada, pedaços de mais de vinte quilos de carne.

Ataca em qualquer circunstância, por fome ou simplesmente para satisfazer o seu ímpeto agressivo.

Aos três anos o tubarão já é adulto. Tem o corpo esguio, com cinco metros de comprimento e uma tonelada de peso. O seu aspeto de assassino feroz faz-nos arrepiar.