Fatores do ambiente que condicionam a vida das plantas e dos animais (a água, o ar, a temperatura, a luz e o solo)
♦ A água
A água é indispensável à vida dos animais e plantas. Algumas plantas vivem sempre na água, outras precisam de muita humidade e outras precisam de pouca água. Alguns animais vivem sempre na água; outros vivem em terrenos húmidos; outros resistem a longos períodos secos; outros vivem dentro e fora da água e outros, como o homem, necessitam de pequenas quantidades de água.
♦ O ar
O ar é indispensável à vida dos animais e das plantas.
♦ A luz
A luz tem influência na vida de alguns animais e de algumas plantas. Algumas plantas precisam de muita luz; outras precisam de pouca luz e outras movimentam-se à procura de luz. A luz é indispensável à vida dos animais. Alguns animais conseguem sobreviver sem luz – a toupeira, a minhoca e o morcego. Outros animais são atraídos pela luz – mosquitos, melgas, borboletas.
♦ A temperatura
A temperatura é um factor do ambiente importante para a vida dos animais e das plantas. Todas as plantas precisam de temperatura apropriada para se poderem desenvolver. Há plantas que morrem no Inverno, devido a baixas temperaturas. Outras plantas perdem o caule e as folhas, no Inverno, mas a raiz sobrevive debaixo da terra. Volta a crescer na Primavera. Todos os animais precisam de temperatura apropriada para poderem sobreviver. Há animais que se deslocam para outras regiões à procura de temperatura adequada; outros animais passam o Inverno adormecidos (hibernam) e outros animais permanecem no seu habitat durante todo o ano. O homem defende-se das variações de temperatura, utilizando vestuário adequado.
♦ O solo
O solo é a camada superficial da terra onde se desenvolvem os seres vivos. Algumas plantas (terrestres) retiram do solo água e substâncias nutritivas para poderem sobreviver. Há plantas que, para se desenvolverem, precisam de um determinado tipo de solo.