E se a gripe no inverno nos ataca, a nós nas terras altas ataca muito mais, que por cá o gelo é presença assídua até Março, pelo menos.

Pela sua saúde vacine-se. A Direção-Geral da Saúde faz o alerta, e bem, pois as vacinas já provaram que salvam vidas. Agora parece que o frio chegou mesmo e no inverno, há mudanças do nosso comportamento em sociedade. Temos maior tendência para nos concentrarmos em locais protegidos do frio, logo menos espaçosos e pouco ventilados, senão mesmo demasiado fechados, e isso pode contribuir para a propagação das doenças infeciosas, entre as quais a gripe.

E se a gripe no inverno nos ataca, a nós nas terras altas ataca muito mais, que por cá o gelo é presença assídua até Março, pelo menos. Basta ver as estatísticas AQUI, para se perceber o quanto trágico foi Janeiro de 2017 aqui no nosso distrito.

Registaram-se só em Janeiro deste ano 329 óbitos, um aumento de 37% em relação aos 240 óbitos de 2016. No total, em 2016, morreram no nosso Distrito 2629 pessoas.

As razões para este aumento poderão ser de vária ordem, inclusive o aumento da idade e do número de idosos, mas o certo é que foi um mês trágico, como está a ser, estatisticamente o ano todo de 2017, transformando o nosso distrito no pior em termos de taxa de mortalidade a nível nacional.