As máximas vão ultrapassar os 30 ºC na maioria das localidades e podem chegar aos 35 ºC nos locais mais quentes.

O Outono apenas entrou no calendário pois na realidade vamos ter mais uma semana com calor de Verão. Céu pouco nublado ou limpo e temperaturas elevadas para esta época do ano. As máximas vão ultrapassar os 30 ºC na maioria das localidades e podem chegar aos 35 ºC nos locais mais quentes.

Até nas madrugadas as temperaturas vão ser amenas, apenas nos vales mais húmidos se poderão formar neblinas matinais que podem ajudar a baixar as temperaturas mínimas para valores normais de Outono. Nas zonas mais altas e mais secas as temperaturas nocturnas serão bem agradáveis.

O vento será fraco e mal se nota na maioria dos dias. Predomina de Leste e de Sul nas regiões do interior e de Norte e Noroeste nas regiões do litoral Oeste. A ausência de vento e a situação meteorológica de altas pressões favorece a formação de neblina ou nevoeiro nas madrugadas, devem ser pouco frequentes pois está tudo tão seco que falta humidade para provocar a condensação com o arrefecimento nocturno.

Com mais esta semana com calor de Verão a situação de seca vai continuar a agravar-se, ainda por cima as previsões de médio prazo continuam sem indicar o aparecimento da chuva.

Continua a haver risco de incêndios devido às temperaturas elevadas e ao facto de as plantas estarem extremamente secas. O que vale é que o vento fraco não favorece a propagação.

Resta-nos esperar que esta situação não se prolongue por muito mais tempo, mas parece-me que se vai manter pelo menos mais 10 dias.