Quase a acabar a licenciatura e a pensar prosseguir estudos superiores ou capacitação avançada?! Na hora de decidir, pense no que verdadeiramente o/a realiza e em que área do conhecimento se vê a produzir bons entregáveis.
Decida após essa reflexão sobre qual o mestrado ou a pós-graduação em que se vai inscrever e não deixe de seguir os sonhos, realizando-se e estudando numa área em que as suas competências poderão fazer a diferença na organização ou empresa em que vier a trabalhar.
Tudo o que aprender para além da licenciatura, já será mais por gosto e vontade própria e não tanto como obrigação para com os seus familiares e consigo próprio(a); e por isso tem de querer fazê-lo e a escolha que fizer tem de possibilitar-lhe valorizar-se profissionalmente também.
Veja isso como um investimento em si e numa carreira mais célere e gratificante em termos remuneratórios também.
Se a opção passar por inserir-se primeiro no mercado de trabalho, aproveitando as ofertas existentes, realizando-se a trabalhar, e só mais tarde optar por realizar estudos mais específicos em áreas que mais o(a) realizem ou que abram novos horizontes e oportunidades, também poderá ser um resultado aceitável da sua reflexão; mas a licenciatura é uma “licença de aprendizagem” no mundo do conhecimento para toda a vida, como bem refere Adriano Moreira.
Uma vez licenciado(a) já não mais se livra dessa vontade imensa de prosseguir sempre aprendendo e ensinando também, valorizando-se e criando valor e se possível construindo um mundo melhor.