No último fim de semana passaram pela cidade de Pinhel dezenas de milhar de pessoas. Um número assinalável, se considerarmos a densidade populacional da nossa Região.

Não vou aqui fazer o balanço do evento, pois não me cabe nem tenho dados suficientes para tal, mas vou salientar algumas das boas impressões que do mesmo ficaram, e que assinalou a sua vigésima edição, trazendo gente, alegria, cor e rendimento à nossa Região.

Desde logo, é importante que vários governantes e deputados se tenham associado ao certame, visitando-o, dando-lhe dignidade e acrescentando visibilidade. Foi certamente importante para o Município a visita dos Senhores Ministros, o do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, que tem a importante pasta da gestão dos Fundos Comunitários, e que assim puderam conhecer algumas das aspirações de Pinhel e discutir o enquadramento das mesmas com o seu Presidente Rui Ventura.

Mas permitam que destaque também a presença de todas as Freguesias do Concelho, das Associações e dos mais significativos e premiados produtores regionais, dando “alma” ao certame e também muito sabor e animação.

Pois bem, a Feira estava apelativa, comemorativa e com um ambiente “giro” e jovem, e é possível agora pegar nos conteúdos recolhidos e fazer uma Feira on-line permanente para venda para o exterior, sobretudo para o mercado da saudade, de todos aqueles magníficos sabores.

O Projeto foi avançado pelo Eng. José Gomes do “www.beira.pt” aos ilustres governantes, que certamente o vão considerar enquanto projeto-piloto para aumentar a visibilidade e as vendas dos nossos produtos, incrementando a internacionalização até dos pequenos produtores. Não temos qualquer dúvida de que poderá ser uma caminhada com muito êxito, mas dela não apresentaremos para já mais pormenores, pois os seus promotores ainda estão a ensaiar o modelo de negócio a adotar.