O número de subscritores de ofertas em pacote atingiu 3,25 milhões no final de 2015, mais 10,1% do que no final do ano anterior.

Estima-se que cerca de 8 em cada 10 famílias clássicas dispunham de um pacote multiple play no final de 2015, o que traduz um crescimento de 7,3 pontos percentuais face ao valor registado no período homólogo.

Ao longo de 2015, com particular destaque nos últimos três trimestres, o número de novos subscritores do serviço (em termos líquidos) desacelerou, interrompendo a tendência que se iniciou no 2.º trimestre de 2013 e que terminou no 1.º trimestre de 2015.

A modalidade de pacotes de serviços mais utilizada continua a ser o 3P, com 41,6% do total, seguindo-se o 5P, com 38,4%, e o 2P com 15,4%. Os pacotes 3P têm 1,35 milhões de subscritores, enquanto o 5P tem 1,2 milhões de clientes. Em 2015 assistiu-se à redução do número de subscritores nos pacotes 2P e 3P e ao aumento de subscritores nos pacotes 4P e 5P, sendo esta última modalidade (5P) a que mais cresceu em 2015, 28%.

No total, as receitas dos serviços em pacote rondaram 1.511 milhões de euros em 2015, com as receitas das ofertas 4P e 5P a representarem mais de metade do total.

A receita média mensal por subscritor foi de 40,61 euros, sendo de 24,20 euros nas ofertas 2P, de 33,42 euros nos pacotes 3P e de 56,34 euros nos pacotes 5P.

Em termos de quotas de mercado, a MEO era o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,1%) no final de 2015, seguindo-se a NOS com 39,4%, a Vodafone com 13,8% e o Grupo Apax com 5,6%. A Vodafone foi o operador que mais aumentou a sua quota de clientes durante o ano, mais 3,2 pontos percentuais; enquanto a NOS foi o operador que mais subscritores captou, em termos líquidos.

Em termos de receitas, a MEO tinha uma quota de 44,7%, seguindo-se a NOS, com 38,4%, a Vodafone, com 11,4% e o Grupo Apax, com 5,6%.

A NOS liderava nas modalidades 2, 3 e 4P, enquanto a MEO liderava na modalidade 5P, tanto em termos de subscritores como em termos de receitas.

De acordo com o Barómetro de Telecomunicações – Rede Fixa da Marktest, cerca de 6,6% dos clientes de serviços em pacote manifestaram intenção de mudar de prestador nos próximos 3 meses, enquanto 71,4% referiu que não tem intenção de o fazer.

O preço mais barato/preços mais baixos continua a ser o principal motivo de seleção do prestador de serviços em pacote.