A iniciativa terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de outubro na Serra da Estrela.

Workshop Iniciação ao Montanhismo na Serra da Estrela

Início: 2017-10-13 00:00:00
Fim: 2017-10-15 00:00:00
Local do Evento: Parque Natural de Serra da Estrela
Entidade Promotora: Clube 7 Cumes
Concelho: Manteigas,

O Workshop que te permitirá fazer montanhismo em autonomia, com passagem de obstáculos simples (como arestas e desníveis com pequenos trepes/destrepes, rapel) terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de outubro na Serra da Estrela. Será um fim de semana que decorrerá na Serra da Estrela, onde irá ter uma introdução à progressão em montanha e ao acampamento em montanha (em autonomia) e onde serão dados os módulos teóricos e mais técnicos (rapel, orientação, primeiros socorros, entre outros), terendo como ponto alto a ascensão à face norte do Cântaro Gordo (1875m).

Este workshop decorrerá em paralelo e terá os mesmos conteúdos do 1º fim de semana do Curso de Iniciação ao Montanhismo e Alta Montanha Serra da Estrela e Sierra Nevada, permitindo assim que, caso estejas à vontade na Montanha e queiras aprofundar os teus conhecimentos, possas participar no 2º fim de semana deste curso, que irá decorrer no fim de semana seguinte na Serra Nevada, onde aprendes sobre os efeitos da altitude e as suas consequências para a progressão, nutrição, hidratação e gestão de esforço em montanha.

Módulos:

– Enquadramento Teórico da Modalidade; Conceitos e Técnicas;

– Acampamento;

– Planificação, orientação e segurança em Montanha;

– Nutrição e hidratação em Montanha;

– Primeiros socorros em Montanha;

– Progressão em Montanha, passagem de obstáculos simples (como arestas e desníveis com pequenos trepes/destrepes);

– Técnicas de Rapel;

– Progressão nocturna em montanha, técnicas avançadas de orientação e orientação celeste;

O valor de inscrição neste workshop será de 150 euros, limitado a 8 participantes. A data limite de inscrição e pagamento é até o dia 7 de outubro.

Vantagens deste workshop?

Apesar de ser um workshop de iniciação, ficarás apto a fazer montanhismo em autonomia, desde que não haja ascensões técnicas e/ou que necessitem de corda. Esta iniciação será dada logo à partida num meio de montanha a sério, a Serra da Estrela, com as suas excelente condições para caminhadas e alguma altitude (é possivel dormir aos 1400m, e realizar as actividades numa cota acima dos 1800m).

Para mais informações e inscrições aceda aqui.