Início: 2019-04-23 00:00:00
Fim: 2019-04-27 00:00:00
Entidade Promotora: Município de Vila Nova de Foz Côa

A cidade de Vila Nova de Foz Côa vai acolher, de 23 a 27 de abril, uma nova edição do Festival de Poesia e Música, com um conjunto de iniciativas artísticas.

“Este festival é tido como o mais antigo do festival literário do país, fundado em 1984, e que agora quer ganhar uma nova dinâmica e torna-se numa iniciativa cultural de nível internacional”, disse um dos cofundadores, Jorge Maximino.

O festival assume, cada vez mais, um caráter internacional, acolhendo, em 2019, por exemplo, a atuação do Coro Del Collegio Universitario Mazza-Padova (Itália).

O festival de literatura terá uma “forte presença dos escritores nas escolas”, com comunicações e oficinas dedicadas aos alunos, componente que tem vindo a marcar a história mais recente do evento.

As comemorações do 25 de Abril serão realizadas através de espetáculos de poesia e música, assim como uma homenagem ao escritor e político Manuel Alegre. O programa inclui ainda comunicações de personalidades como Arnaldo Saraiva, Eduardo Lourenço e Guilherme d’Oliveira Martins.

O festival conta ainda com a participação de nomes como Rosa Alice Branco, Casimiro de Brito, Luís Quintais, Paulo Sucena, Adélia Carvalho, Rui Spranger, Daniel Rocha, Raquel Patriarca, Ana Margarida Ramos, Maria Estela Guedes, João Pedro Gama, Sérgio Almeida, Aurelino Costa, José Viale Moutinho, entre outros.

Do programa do festival faz também parte uma sessão com o poeta italiano Marco Fazzini, promovida em parceria com a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

No dia 25 de abril, o festival acolhe a apresentação do livro “A Águia e a Água”, de Mia Couto, e de “A canção do jardineiro louco, antologia coletiva de poesia para a infância”.

O Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é parceiro do evento, com a participação num conjunto de conferências do Ciclo “Poesia e Poéticas face à História”.