Início: 2018-11-10 09:30:00
Entidade Promotora: Município do Sabugal

No próximo sábado, dia 10 de novembro, o concelho do Sabugal celebra 722 anos da confirmação do Foral de D. Dinis.

Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal do Sabugal delineou um programa que inclui sessão solene e um concerto, à noite, com ‘Orquestra Nova de Guitarras’.

Para esse dia, a autarquia promove uma visita guiada/encenada ‘Memórias com Histórias’, seguindo-se as visitas à obra da escola básica do Sabugal e ao novo Quartel dos Bombeiros Voluntários do Sabugal.

As comemorações iniciam-se elas 9h30, com o desfile da Banda Filarmónica Bendadense e Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito, no Largo da Fonte.

De seguida, nos Paços do Concelho, haverá o hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica Bendadense e perante a Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito.

A visita guiada/encenada ‘Memórias com Histórias’ ao centro histórico do Sabugal, está agendado para as 10h15. Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto ‘Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela’ que tem uma componente de reinterpretação de acontecimentos diversos relacionados com a história, monumentos e personagens históricas do Sabugal, com base no livro “Terras de Riba Côa – Memórias sobre o Concelho do Sabugal”, de Joaquim Manuel Correia, como refere uma nota da autarquia.

As visitas às obras da escola básica do Sabugal e ao novo Quartel dos Bombeiros Voluntários do Sabugal estão marcadas para as 11 horas e 11h30, respetivamente.

A sessão solene comemorativa inicia às 14h30, no Auditório Municipal, com um momento musical do Duo de Violinos formado por Duarte Andrade e Gonçalo Adriano, seguido da condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo no Município, Votos de Louvor a trabalhadores aposentados e atribuição de Medalha de Mérito Cultural do Município do Sabugal ao Dr. Adérito Tavares, que proferirá a oração de sapiência ‘Identidade Nacional e Identidade Local’, segundo menciona a mesma fonte.

A sessão encerra com degustação de produtos locais e bolo comemorativo do Dia do Concelho e, pelas 21h30, no Auditório Municipal, haverá um concerto com a “Orquestra Nova de Guitarras’.