Euribor a 3 meses inalterada em véspera de BCE

A 24 horas da reunião do Conselho de Governadores do BCE a Euribor a 3 meses ficou inalterada, depois de vários dias a descer. A Euribor a seis meses, que é a mais usada no cálculo dos juros no crédito à habitação em Portugal, cedeu hoje para 0,331%. Esta maturidade já não sobe há cinco […]

A 24 horas da reunião do Conselho de Governadores do BCE a Euribor a 3 meses ficou inalterada, depois de vários dias a descer.
A Euribor a seis meses, que é a mais usada no cálculo dos juros no crédito à habitação em Portugal, cedeu hoje para 0,331%. Esta maturidade já não sobe há cinco sessões consecutivas. No mesmo sentido, o prazo a doze meses diminuiu até aos 0,540%, registando a segunda queda consecutiva. Já a Euribor a três meses, que serve de indicador do apetite por risco da banca, além de influenciar os juros dos certificados de aforro e o custo de financiamento de muitas empresas, permaneceu nos 0,210%, interrompendo cinco sessões consecutivas de quedas. As taxas Euribor seguem habitualmente a taxa de juro de referência do BCE e influenciam a prestação da casa das famílias e o custo dos empréstimos dos bancos às empresas. Amanhã, a instituição liderada por Mario Draghi tem uma nova reunião mensal, onde vai decidir se sobe ou não os juros na região, que estão actualmente em 0,75%, um mínimo histórico. Os economistas sondados pela Bloomberg antecipam que não haja mexidas no preço do dinheiro esta semana.

Conteúdo Recomendado