Crise motiva quebra nas vendas de computadores portáteis, que estão a perder espaço para os ‘tablets’.
A retração no consumo e o fim dos projetos de Educação (e-escolas e e-escolinhas) foram os grandes responsáveis pela quebra nas vendas de computadores portáteis no mercado nacional. Segundo as contas da Toshiba foram vendidos 600 mil computadores portáteis em 2012, o que representa um decréscimo de 30% face ao ano anterior. O segmento de consumo decresceu 23% como consequência direta da crise económica que afeta o consumo das famílias. Em contra-ciclo esteve o segmento empresarial, a crescer 3%. «No final do ano houve uma dinâmica muito positiva por parte das PME e das grandes empresas. Surgiram muitos pedidos de propostas em adquirir e renovar o parque instalado», disse hoje Jorge Borges, diretor de marketing da Toshiba para Portugal e Espanha, no sétimo Observatório realizado pela marca. Consolidando as vendas de portáteis e ‘tablets’, a Toshiba aponta para um crescimento de 10% das vendas. «Estas vendas foram impulsionadas pelos ‘ultrabooks’, que venderam cerca de 45 mil unidades, mas sobretudo pelos ‘tablets’, que vieram ganhar espaço aos ‘netbooks’», adiantou o responsável. No ano passado foram comercializadas 325 mil unidades de ‘tablets’ no mercado português. Para o corrente ano, e apesar da actual conjuntura económica, a fabricante japonesa estima que as vendas de portáteis e ‘tablets’ cresçam 15%, em Portugal, ultrapassando um milhão de unidades. «Este crescimento será estimulado com os novos formatos de ultraportáteis (modelos híbridos e ‘tablets’) e Windows 8 com ecrã ‘touch’», referiu Jorge Borges. No entanto, as vendas de computadores portáteis não devem escapar a nova quebra. A Toshiba prevê que sejam vendidos menos 8% a 10% de portáteis que no ano passado. «Acreditamos que em 2013 vão continuar a vender-se mais ‘tablets’ que portáteis, principalmente no segmento de consumo», salientou o diretor de marketing. A fabricante japonesa vendeu 138 mil portáteis e tem como objetivo «manter a posição de liderança e continuar a apostar num modelo de negócio sustentável através do reforço da estratégia de canal e lançamento de novos produtos», salienta Jorge Borges.
Mercado de televisores cresce em 2012
Já as vendas de televisores em Portugal aumentaram ligeiramente em 2012, impulsionadas pela migração para o sistema TDT. Segundo dados da Toshiba, foram vendidos 900 mil unidades no ano passado. A Toshiba é hoje o terceiro ‘player’ no segmento de televisores, tendo vendido cerca de 40 mil unidades. «O nosso objetivo é consolidar a nossa posição no mercado de TV este ano», sublinha Jorge Borges. O responsável referiu que a aposta passa pela convergência digital através do conceito ‘connected TV’ que deverá ser uma realizada para todos a curto prazo.