Bolsa nacional já recuperou da crise política

Lisboa já negoceia acima de valores registados antes da tensão política iniciada com a demissão de Vítor Gaspar. O PSI 20 sobe hoje pela segunda sessão seguida, valorizando 1,25% para 5.597,96 pontos, com apenas uma cotada a negociar no vermelho – a Portucel. Com este desempenho, Lisboa já superou a crise política da semana passada, […]

Lisboa já negoceia acima de valores registados antes da tensão política iniciada com a demissão de Vítor Gaspar.

O PSI 20 sobe hoje pela segunda sessão seguida, valorizando 1,25% para 5.597,96 pontos, com apenas uma cotada a negociar no vermelho – a Portucel. Com este desempenho, Lisboa já superou a crise política da semana passada, iniciada com a demissão de Vítor Gaspar e acentuada com a saída anunciada por Paulo Portas do Governo.
Apesar de o índice ter feito ‘reset’ face aos acontecimentos mais recentes, nem todas as cotadas estão refeitas da instabilidade que suscitou dúvidas sobre a necessidade de um eventual segundo resgate. O Banif, que tem em curso um plano de capitalização, ainda perde 10%. A Altri acumula perdas de 5,6% e a EDP e Portugal Telecom registam uma queda acumulada superior a 2%.
O sentimento de hoje é, contudo, positivo. A bolsa nacional segue hoje impulsionada pela performance da Galp e EDP, cujos títulos avançam 1% e 1,7%, respectivamente, num dia em que a banca volta aos ganhos. No mercado secundário de dívida, os investidores voltam a dar tréguas a Portugal: os juros da dívida nacional recuavam em todos os prazos e nos títulos a 10 anos a ‘yield’ negociava abaixo dos 7% – ainda assim acima dos 6,44% que registava antes da semana passada. Lá por fora a sessão também iniciou em zona de ganhos, após o Eurogrupo ter colocado fim à incerteza chamada Grécia. Madrid subia 1%; Milão e Frankfurt progrediam mais de 0,5%.
“Ontem, após o fecho dos mercados, os ministros do Eurogrupo aprovaram a atribuição de mais uma tranche do plano de ajuda à Grécia. (…) Este desfecho é suficiente para reforçar o sentimento positivo que animou ontem as bolsas europeias”, referiram os analistas do BPI no Diário de Bolsa online.


Conteúdo Recomendado