Guarda promove campanha de prevenção de incêndios junto dos emigrantes

Os emigrantes do distrito da Guarda vão ser este mês alvo de uma campanha de sensibilização contra fogos florestais, para evitar tragédias como a de Famalicão da Serra onde morreram seis bombeiros, anunciaram hoje os promotores. A campanha de prevenção, sob o lema “Sabia que os seus atos não matam só árvores?”, começou por ser […]

Os emigrantes do distrito da Guarda vão ser este mês alvo de uma campanha de sensibilização contra fogos florestais, para evitar tragédias como a de Famalicão da Serra onde morreram seis bombeiros, anunciaram hoje os promotores.
A campanha de prevenção, sob o lema “Sabia que os seus atos não matam só árvores?”, começou por ser feita em suporte digital, mas durante o mês de agosto incluirá a distribuição de cerca de 1.500 panfletos junto da população emigrante. A ação é promovida por várias entidades locais, no âmbito do programa que assinala os sete anos da morte de seis bombeiros, em 9 de julho de 2006, quando combatiam um fogo florestal na área da freguesia de Famalicão da Serra, Guarda. «Com a chegada dos emigrantes às suas terras e com a limpeza dos terrenos agrícolas, sentimos necessidade de distribuir panfletos, precisamente para os alertar para as questões da segurança e dos cuidados que devem ter com o uso do fogo», explicou hoje à agência Lusa Daniel Rocha, um dos promotores da campanha. A iniciativa é «propositadamente provocatória, uma vez que apresenta uma paisagem queimada onde se destacam cinco caixões colocados no meio da terra queimada», disse. «A ideia foi trazer o público para uma pequena reflexão que o leve a recordar os acontecimentos e que o leve também a pesquisar ou a perguntar quem foram os homens que perderam a vida» naquele incêndio, acrescentou. Daniel Rocha explicou que o «jogo da imagem» pretende «levar a uma identificação do público com pessoas que tinham famílias e que eram bem reais». O panfleto apresenta na frente a «imagem de choque, que é a consequência do fogo» e nas costas vários conselhos «para que essa situação não aconteça», referiu. A iniciativa pretende alertar e mostrar que um descuido pode originar o fogo e ser «prejudicial para as pessoas, causando-lhes até a morte», observou Daniel Rocha. A campanha «Sabia que os seus atos não matam só árvores?» envolve, além do Projeto Sérgio Rocha (nome de um dos bombeiros mortos no incêndio de 2006), a Junta de Freguesia e os Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra, o Portal Bombeiros.pt e a Afocelca – Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, entre outras entidades.

Conteúdo Recomendado