Álvaro Amaro (PSD/CDS) quer afirmar Guarda como cidade bioclimática

O candidato do PSD/CDS-PP à Câmara da Guarda defende que a Guarda tem condições para se afirmar no panorama nacional e internacional como cidade bioclimática, tirando proveito da qualidade do ar. “Todos sabemos que a Guarda tem um bom recurso que é o ar, o ar que respiramos”, disse esta terça-feira o candidato à agência […]

O candidato do PSD/CDS-PP à Câmara da Guarda defende que a Guarda tem condições para se afirmar no panorama nacional e internacional como cidade bioclimática, tirando proveito da qualidade do ar.
“Todos sabemos que a Guarda tem um bom recurso que é o ar, o ar que respiramos”, disse esta terça-feira o candidato à agência Lusa durante uma ação de campanha eleitoral. A ser eleito presidente da Câmara Municipal da cidade mais alta do país, o candidato prometeu rentabilizar este recurso natural através da criação de alguns produtos “que afirmem esse nicho de mercado importante”. “E é um nicho de mercado do ar que faz bem à saúde, do ar que pode captar gente, que nós temos que rentabilizar em termos económicos, em termos sociais, e em termos ambientais”, defendeu o candidato de “Guarda com futuro”. O cabeça-de-lista do PSD/CDS-PP reconheceu que uma boa aposta neste recurso natural será, certamente, “um estímulo à economia” local. Álvaro Amaro sublinhou tratar-se de um importante recurso que pertence à Guarda e que ninguém o tira “para o levar para o Terreiro do Paço”, para Lisboa, daí que considere a necessidade de uma aposta séria na sua valorização. “Como um dia um especialista disse, os recursos não se vendem, é preciso transformar os recursos em produtos”, observou o candidato. Álvaro Amaro acrescentou que a estratégia da aposta no ar da Guarda também implica “a valorização das valências hospitalares” da Unidade Local de Saúde e a reabertura e classificação do Hotel de Turismo, que está de portas fechadas, como hotel bioclimático. A Guarda foi distinguida, em 2004, como Cidade Bioclimática Ibérica, pela Federação Europeia de Bioclimatismo. Além de Álvaro Amaro também concorrem à Câmara da Guarda José Martins Igreja (PS), Mário Triunfante Martins (CDU), Marco Loureiro (BE) e Eduardo Espírito Santo (PCTP/MRPP).

Conteúdo Recomendado