13ª Semana Europeia das Regiões e das Cidades

A 13.ª Semana Europeia das Regiões e das Cidades vai decorrer em Bruxelas, de 12 a 15 de outubro, sob o lema “Cidades e Regiões da Europa: Parceiros para o Investimento e o Crescimento”.

Consulte o Programa centrado nas três seguintes prioridades temáticas:

  • Modernizar a Europa: As regiões na União de Energia e no mercado digital;
  • Regiões abertas ao negócio: O desenvolvimento das PME, inovação e criação de emprego;
  • Lugares e espaços: Desenvolvimento urbano e rural, integração urbano-rural.

Os Open Days são um evento anual de quatro dias em Bruxelas, durante o qual funcionários das administrações das regiões e dos municípios, bem como peritos e académicos, podem trocar boas práticas e conhecimentos sobre o desenvolvimento regional e urbano. O evento funciona também como uma reconhecida plataforma para a comunicação política no que respeita ao desenvolvimento da política de coesão da União Europeia, sensibilizando os decisores políticos para o facto de as regiões e municípios terem uma palavra a dizer na elaboração das políticas da União Europeia.

O evento é coorganizado pelo Comité das Regiões da UE e pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia. Normalmente, em janeiro é lançado um convite à apresentação de propostas de parceiros para os Open Days desse ano. No seguimento desse convite, são selecionados mais de 200 parceiros de toda a Europa, em geral durante a primavera, incluindo regiões e municípios, quase sempre agrupados em consórcios temáticos (“parcerias regionais”), empresas, instituições financeiras, associações internacionais ou organizações académicas. Os parceiros têm de organizar seminários de interesse comum, muitas vezes no contexto da implementação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e de outros programas da UE.

Desde o início que o impacto dos Open Days tem sido sistematicamente avaliado. Os participantes destacam em especial a utilidade da informação prestada pelas instituições da UE e a criação de redes com colegas de outros países como sendo relevantes para a sua gestão profissional de fundos da UE.

Mais informações


Conteúdo Recomendado