Na região há praias com “Qualidade de Ouro”, outras com a Bandeira Azul e há outras sem distinções, que são paraísos escondidos no interior.

Cinco praias do distrito da Guarda com ‘Qualidade de Ouro’

A associação ambientalista Quercus classificou as praias fluviais de Valhelhas (Guarda), Relva da Reboleira (Manteigas), Vale do Rossim (Gouveia), Loriga e Lapa dos Dinheiros (Seia) com ‘Qualidade de Ouro’.

A Quercus classificou este ano 381 praias portuguesas com o galardão ‘qualidade de ouro’, mais seis do que em 2019, e considerou “imprescindível” o cumprimento das regras sanitárias da Direção-Geral da Saúde nas praias.

Apesar do aumento global de galardões face a 2019, a Quercus nota, através de um comunicado, uma diminuição no número de praias costeiras e de transição galardoadas, pelo segundo ano consecutivo, enquanto as praias interiores obtiveram mais 14 distinções.

A atribuição da classificação de praia com ‘qualidade de ouro’ obedece a um conjunto de critérios de avaliação da água balnear, que, de acordo com o estabelecido no ano passado, deve ter sido classificada como excelente nas últimas cinco épocas balneares (2015 a 2019) e não pode ter registado qualquer tipo de episódio de desaconselhamento ou proibição da prática balnear ou interdição da praia no último ano.

Praia Fluvial de Valhelhas com capacidade para 3.500 pessoas

A praia fluvial de Valhelhas, no rio Zêzere, no concelho da Guarda, que este ano tem a lotação vigiada devido à pandemia causada pela covid-19, tem capacidade para receber 3.500 pessoas.

Devido à covid-19, a Junta de Freguesia de Valhelhas, entidade responsável pela exploração e gestão do complexo, aplicou este ano algumas medidas para garantia de segurança dos utilizadores.

“Fizemos uma intervenção nas esplanadas, onde as pessoas se concentram mais, para que houvesse um maior afastamento e uma maior precaução em termos de segurança, devido à pandemia”, contou o autarca.

Segundo Hélder Saraiva, o espaço de veraneio tem condições para continuar a afirmar-se pela qualidade no panorama regional e nacional, lembrando que, em 2017, o Guia das Praias considerou a praia fluvial de Valhelhas como “a segunda melhor praia em termos nacionais”.

A praia fluvial de Valhelhas, no rio Zêzere, foi distinguida este ano, pela 13.ª vez consecutiva, com a bandeira azul da Associação Bandeira Azul Europa (EBAE).

A praia fluvial também possui bandeira qualidade de ouro (atribuída pela associação Quercus) e bandeira de praia acessível.

“Estamos a falar de uma praia fortemente galardoada e que é reconhecida a nível nacional como uma das melhores praias fluviais”, reconheceu o responsável.

No concelho da Guarda existem outras praias fluviais e espaços de veraneio em Quinta da Taberna/Videmonte, Aldeia Viçosa e Vila Cortez do Mondego/Porto da Carne (rio Mondego) e na albufeira da barragem do Caldeirão.

Praia Fluvial da Quinta da Taberna – Videmonte (Guarda)

As temperaturas convidam a um refrescante banho nas praias fluviais do concelho da Guarda. Na Praia Fluvial da Quinta da Taberna – Videmonte à semelhança das restantes praias do concelho, não são descuradas as regras extraordinárias determinadas pelas autoridades de saúde para a utilização das zonas balneares no contexto da pandemia de Covid-19. Como indicado na sinalética existente no local as águas deste espaço são sujeitas a controlo analítico durante a época balnear, não tendo porém vigilância a banhistas esta praia.

Zona Balnear do Sabugueiro requalificada (Seia)

Esta área balnear localizada na ribeira da Fervença, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, foi objeto de requalificação recentemente. “Facto que aliado à natural qualidade paisagística, potenciam o local com condições de excelência para o uso balnear, de lazer e recreio”, refere uma nota da autarquia.

Mais praias fluviais

As restantes praias fluviais classificadas estão no concelho da Guarda, Manteigas e Gouveia. No concelho da Guarda há Valhelhas, Aldeia Viçosa e Vale do Mondego; em Manteigas destaca-se a Relva da Reboleira e em Gouveia está identificado o Vale do Rossim.

A Bandeira Azul este ano vai ser hasteada em 3 das 15 praias fluviais da região. Loriga, Lapa dos Dinheiros (Seia) e Valhelhas (Guarda) são as praias com esta distinção.

A atribuição da Bandeira Azul tem em conta critérios como a “informação e educação ambiental”, “qualidade da água”, “gestão ambiental e equipamentos” e “segurança e serviços”.

Conheça AQUI todas as praias fluviais das Beiras e Serra da Estrela.

Praias fluviais de Seia com regras extraordinárias para garantia de segurança

As sete praias fluviais do concelho de Seia vão funcionar este ano com regras de segurança extraordinárias, devido à pandemia causada pela covid-19, foi hoje anunciado pela Câmara Municipal.

“Em tempo de pandemia, onde é imperativa a implementação de regras extraordinárias de forma a assegurar boas práticas na utilização das praias, o município de Seia, em colaboração com as restantes entidades competentes, tomou diligências para garantir, da melhor forma possível, a segurança dos utentes e a proteção da saúde pública, de residentes e visitantes do concelho”, refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

No concelho de Seia, no distrito da Guarda, existem sete praias fluviais, com uma capacidade total para 2.460 veraneantes.

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, “a capacidade potencial da praia fluvial da Lapa dos Dinheiros é de 130, Loriga de 410, a área balnear de Sandomil apresenta um máximo de 770, Sabugueiro 240, Poço do Lagar 140, Vila Cova à Coelheira 640 e Senhora do Desterro (Praia Dr. Pedro) 130”, segundo o município presidido por Carlos Filipe Camelo.

Além da Bandeira Azul, Lapa dos Dinheiros também hasteou a Bandeira Acessível (uma distinção também reconhecida pela ABAE) e a Bandeira de Ouro (da responsabilidade da associação Quercus).

A praia de Loriga também ostentará este ano as bandeiras azul, acessível e de ouro.

As praias fluviais do Sabugal

No concelho do Sabugal pode mergulhar em Alfaiates, Badamalos, Malcata, Quadrazais, Rapoula do Côa, Sabugal, Vale das Éguas e Vale de Espinho, se preferir águas mais calmas pode escolher as piscinas de Aldeia do Bispo, Fóios e Vila Boa.

A praia fluvial da Lameira perto da localidade de Quadrazais, concelho do Sabugal, é uma Zona de lazer do Rio Côa que aqui passa. No sopé da Serra da Malcata, a montante da Barragem do Sabugal, rodeada por um relvado de ameiros, freixos e sabugueiros e por uma zona de areal.

A Praia Fluvial da Devesa está a dois passos do centro histórico do Sabugal, bem no centro da cidade, junto ao rio Côa onde o castelo bem alto está de olho na praia Fluvial, e na zona de lazer ribeirinha.

A Praia Fluvial Alfaiates foi inaugurada em 2017 e dispõe de sanitários, incluindo para pessoas com mobilidade reduzida, parque de estacionamento, parque de merendas e churrasqueiras, zona de esplanada e areal.

A praia fluvial de Rapoula do Côa na sua zona balnear está bem servida de espaços verdes e de areal, sombras e espelhos de água. A zona de banhos apresenta diversas profundidades, aptas para nadadores mais experientes ou crianças, através de uma língua de areal que entra pelo rio.

A zona balnear da Malcata foi inaugurada em 2015 e está instalada à entrada da aldeia, junto às águas da barragem do Sabugal, alimentadas pelo Côa. A zona balnear é servida de uma plataforma flutuante, sanitários e duches, um parque infantil, parque de merendas, churrasqueiras e bar com esplanada, onde se saboreiam petiscos como caracóis, moelas, tostas e pizzas. O recinto é acessível a pessoas com mobilidade reduzida, mas não até à linha de água. Para maior diversão, existem canoas e insufláveis no interior da albufeira. Divirta-se!

Na margem esquerda do rio Côa, que delimita o início da Reserva Natural da Serra da Malcata, está instalado um amplo espaço de lazer servido pelas águas do Côa. A zona de lazer de Quadrazais, a cerca de 1 Km da aldeia, conta com um extenso areal e dois parques de merendas. O bar e a esplanada foram, este ano, completamente remodelados, proporcionando melhor conforto, e assegura alguns petiscos, animação musical e torneios de mesa ou petanca. Na zona de banhos, uma rampa até ao centro do rio facilita mergulhos e as águas são vigiadas com o apoio dos Bombeiros Voluntários do Soito.

A praia fluvial de Vale das Éguas também conhecida como zona de lazer da Ínsua e dispõe de um conjunto de infraestruturas e valências que, aliadas a um cenário deslumbrante, convidam a passar ali umas horas descontraídas.

Mas há muito mais para descobrir nesta região! Mais praias e mais territórios para explorar.

Conheça AQUI todas as praias fluviais das Beiras e Serra da Estrela.