XIV Concurso de pontes de esparguete da UBI

No próximo dia 26 de novembro, pelas 15 horas, decorrerá no anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior a XIV edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2014).

O CPE tem como objetivo principal incentivar as capacidades criativas dos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos na formação, no projeto de uma ponte em treliça construída com um material tão comum e acessível como o esparguete. Este evento visa promover o interesse dos alunos, a criatividade/investigação e a procura por soluções engenhosas.

Existem duas categorias a concurso: “Resistência” e “Estética”. O objetivo das pontes concorrentes à categoria “Resistência” é construir uma ponte que suporte a maior carga possível. O objetivo das pontes concorrentes à categoria de “Estética” é construir uma ponte que cumpra este regulamento e seja arquitetonicamente agradável. Como hoje em dia o design/estética da ponte não pode ser dissociado da carga a suportar, as pontes a concurso na categoria “Resistência” encontram-se automaticamente inscritas na categoria “Estética”.

O recorde de “Resistência” do CPE foi atingindo na edição de 2013 e encontra-se no valor de 145,60 kg.

O concurso pretende envolver um grande número dos alunos do ensino secundário e superior. A participação pode ser feita de várias formas, concorrendo, apoiando os concorrentes, fazendo parte do público ou seguindo a competição pela Internet.

Serão oferecidos três prémios em cada uma das categorias a concurso.

A pré-inscrição deverá ser realizada por e-mail a um dos seguintes endereços:dinis@ubi.pt; dem@ubi.pt; celias@ubi.pt

Mais informações sobre o concurso, regulamento, inscrições, prémios, tutorial de construção de pontes de esparguete, arquivo de edições anteriores e contactos podem ser encontrados em www.pontes-de-esparguete.ubi.pt


Conteúdo Recomendado