Vendas de automóveis em Portugal cresceram 36% em fevereiro

http://imagens4.publico.pt/imagens.aspx/367684?tp=UH&db=IMAGENS

As vendas de automóveis em Portugal escalaram 35,6% no último mês.

Trata-se do maior crescimento percentual em toda a Europa, onde as vendas aumentaram 7% face ao homólogo.

Foram registrados 14.299 novos carros em Portugal em fevereiro, quando há um ano as vendas não foram além dos 10.547 veículos. A tendência é visível também no acumulado dos dois primeiros meses do ano, com as vendas a crescerem 32% em território nacional, novamente o maior crescimento registado no bloco.

As vendas de automóveis na Europa cresceram 7% face ao homólogo, com 958.100 novos veículos registrados em fevereiro, adiantou a associação do setor. Um fortalecimento da confiança na economia do bloco, a par da queda global nos preços dos combustíveis e de campanhas direcionadas por parte dos promotores, terão sustentado este movimento. Volkswagen, BMW e Renault foram as principais escolhas dos consumidores.

“As vendas de automóveis progrediram bem nestes primeiros dois meses. O crescimento está a ocorrer mais rápido do que o antecipado e é bem possível que o mercado continue a crescer cerca de 5% este ano. A melhoria na confiança dos consumidores, a necessidade de trocar carros velhos e os sinais positivos da economia, são fatores que ajudam a vender automóveis”, comentava um analista da Bankhaus Metzler, em declarações à Bloomberg.

Espanha foi o mercado mais forte em fevereiro, onde existe atualmente um programa governamental de incentivo ao abate. As vendas cresceram 26%, acompanhadas por um aumento das vendas de 13% em Itália, 12% no Reino Unido – onde as vendas crescem há 36 meses consecutivos – 6,6% na Alemanha e 4,5% em França.

As previsões da associação do sector apontam para vendas na ordem dos 13 milhões de veículos em 2015, um crescimento de 2%, abaixo dos 5,7% atingidos no último ano.


Conteúdo Recomendado