Vencedor do Prémio de Arquitetura do Douro anunciado terça-feira

http://archtendencias.com.br/arquitetura/centro-de-alto-rendimento-de-remo-do-pocinho-alvaro-fernandes-andrade#.U_IC3GPQvQd

O vencedor do Prémio de Arquitetura do Douro vai ser anunciado na terça-feira, no Mosteiro de São João de Tarouca, no distrito de Viseu, quando se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), à edição de 2016/2017 deste prémio concorreram 20 intervenções, entre adegas, unidades de alojamento turístico, museus e edifícios de serviços.

Este prémio bienal procura distinguir e promover boas práticas de arquitetura realizadas na região após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO, a 14 de dezembro de 2001.

O concurso, lançado há 10 anos pela CCDR-N, dirige-se a intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitetónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público, feitos depois da classificação.

Entre os candidatos estão a Adega Horta Osório (Santa Marta de Penaguião) projetada em co-autoria pelos arquitetos Frederico Valsassina e João Charters Monteiro , o centro de vinificação da Quinta de Vale do Meão (Vila Nova de Foz Côa), da autoria de Arnaldo Pimentel Barbosa, Arquiteto Lda, o centro de atividades ocupacionais Pesqueiramiga (São João da Pesqueira) de António Carvalho, Arquitetura e Urbanismo, Lda, e o Centro de Alto Rendimento do Pocinho (Vila Nova de Foz Côa), do arquiteto Álvaro Andrade.

Concorreram ainda a este prémio o centro de estudos – Museu Abel Botelho (Tabuaço), do arquiteto Paulo Gomes, a Adega Alves de Sousa (Santa Marta de Penaguião), do arquiteto Belém Lima, o Centro Interpretativo da Fonte do Milho (Régua), do arquiteto Paulo Moura, a unidade de turismo Lugar das Letras (Sabrosa), do gabinete MH Projeto e da arquiteta Virginie Vilela Camelo, e o Espaço Miguel Torga (Sabrosa), projetado pelo arquiteto Souto Moura.

Entre os candidatos estão ainda a Escola Básica de Sernancelhe, do gabinete Adalberto Dias, Arquiteto Lda, o Hotel Rural da Quinta de Casaldronho (Lamego), do arquiteto Jorge Branco Cavaleiro, o Museu do Vinho de São João da Pesqueira, dos arquitetos Anabela Coelho e João Abreu, e as piscinas municipais do Peso da Régua, do arquiteto Telmo Castro.

O gabinete de António Carvalho, Arquitetura e Urbanismo, Lda, concorre com dois projetos, designadamente o miradouro de Frei Estevão e a piscina municipal de Mata do Cabo, ambos em São João da Pesqueira.

A lista integra ainda a Quinta da Boavista (Mesão Frio), de Sara Antunes & Mário Ferreira, Arquitetos, Lda, a Quinta de Santa Marinha (Alijó), da arquiteta Ilya Semionoff, a Quinta do Bonfim (Alijó), da autoria de Luís Loureiro dos Santos, o quartel da GNR de Tabuaço, dos arquitetos Fausto Magalhães, e a Adega da Quinta dos Murças (Peso da Régua), dos arquitetos João Botelho e Miguel Martins de Oliveira.

A última edição deste prémio, correspondente aos anos 2013/2014, foi ganha pelo Museu do Côa, dos arquitetos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel.

Em 2011, o galardão foi atribuído ao armazém de envelhecimento de vinho desenhado por Siza Vieira para a Quinta do Portal e instalado entre as vinhas da paisagem classificada pela UNESCO.

A cerimónia de terça-feira vai presidida pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.


Conteúdo Recomendado