Utentes garantem que continuam a lutar contra eventuais novas portagens nas ex-SCUT

A Comissão de Utentes Contra as Portagens nas antigas SCUT garante que vai continuar a luta contra o fim dos troços gratuitos para tráfego local, que está a ser estudado pela Estradas de Portugal. Afirmando ter sentido «a maior das revoltas» ao tomar conhecimento da hipótese, o porta-voz da Comissão de Utentes Contra as Portagens nas […]

A Comissão de Utentes Contra as Portagens nas antigas SCUT garante que vai continuar a luta contra o fim dos troços gratuitos para tráfego local, que está a ser estudado pela Estradas de Portugal.
Afirmando ter sentido «a maior das revoltas» ao tomar conhecimento da hipótese, o porta-voz da Comissão de Utentes Contra as Portagens nas Autoestradas A25, A24 e A23 Zulmiro Almeida considerou «uma roubalheira» o eventual fim dos troços gratuitos para tráfego local. De acordo com a imprensa desta quarta-feira, a Estradas de Portugal (EP) está a estudar a introdução de portagens em todos os lanços de autoestradas das antigas SCUT (autoestradas sem custos para o utilizador). «Naturalmente que recebemos essa notícia com a maior das revoltas, o que nos faz continuar mais afincadamente, se é que é possível, a luta contra esta roubalheira das portagens», afirmou Zulmiro Almeida em declarações à agência Lusa. Zulmiro Almeida lembrou que a introdução de portagens nas SCUT «tem provocado acidentes no antigo IP5 (no caso da região da Guarda)» e referiu que «as estradas ditas alternativas estão uma miséria» porque se verificou um aumento de tráfego. «Isto contribui fortemente para o desastre económico, atingindo pequenas, médias e grandes empresas, que estão incapazes de incorporar nas suas despesas o pagamento de portagens», acrescentou. Zulmiro Almeida salientou que «o consumidor final é sempre quem paga, contribuindo assim para a desertificação, para o desemprego, para a espiral recessiva» nas zonas servidas pelas ex-SCUT. Contactada pela Lusa, a Estradas de Portugal escusou-se a fazer qualquer comentário, tendo fonte da empresa alegado que o documento não está ainda concluído e que é confidencial. A Lusa contactou ainda o ministério da Economia que, até ao momento, não deu resposta. Em janeiro, o Diário Económico noticiou que o Governo se preparava para introduzir novas portagens, colocando 15 novos pórticos automáticos de cobrança nas autoestradas nacionais, sobretudo do norte de país e da Grande Lisboa. Os jornais adiantaram na altura que a medida constava de um documento confidencial do executivo, entregue à ‘troika’ em novembro, durante a sexta avaliação do memorando de entendimento. A maior parte das portagens estão pensadas para as ex-SCUT do norte Litoral, entre o Porto e Viana do Castelo, as do Grande Porto, nomeadamente o troço até Lousada, e as da Costa de Prata, entre Mira, no distrito de Aveiro, e o Porto. O documento pondera também o regresso das portagens entre o Porto e a Maia, na A3, e a colocação de dois novos pórticos na A16, na Grande Lisboa, em Cascais e Sintra. Com as novas portagens, o Governo espera um aumento das receitas entre os 47 milhões e os 70 milhões de euros anuais.

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