União Europeia recruta profissionais de várias áreas até 22 de Janeiro

De acordo com o Diário Económico, é exigido o domínio de pelo menos uma língua estrangeira: inglês, francês ou alemã.A União Europeia está à procura de profissionais de várias áreas, sendo que as candidaturas podem ser entregues até 22 de Janeiro. De acordo com o Diário Económico, é exigido o domínio de pelo menos uma […]

De acordo com o Diário Económico, é exigido o domínio de pelo menos uma língua estrangeira: inglês, francês ou alemã.A União Europeia está à procura de profissionais de várias áreas, sendo que as candidaturas podem ser entregues até 22 de Janeiro. De acordo com o Diário Económico, é exigido o domínio de pelo menos uma língua estrangeira: inglês, francês ou alemão – esta é uma exigência de sempre da União Europeia, diga-se. Os profissionais de economia e estatística, auditoria, finanças e contabilidade podem tentar a sua sorte para trabalhar como assistentes na elaboração e análise de dados estatísticos e relatórios financeiros. É exigida experiência, mas em troca há um “salário competitivo” e um subsídio para a família e apoio na deslocação para outro país.
Também o Joint Research Centre (JRC) – o serviço de ciência da Comissão Europeia, que opera na Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha e Holanda – procura assistentes de laboratório e técnicos para as áreas de química, biologia, ciências médicas, física, nuclear, engenharia mecânica, civil e electrotécnica. São necessários pelo menos três anos de experiência. Pode saber mais detalhes sobre estas oportunidades no site do Serviço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO).
Intérpretes, tradutores, linguistas, secretários, assistentes e administradores de várias áreas são periodicamente procurados. Como acontece com outras instituições públicas, os funcionários das instituições da União Europeia são recrutados através de concursos públicos, que são publicados no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE) e através dos órgãos de imprensa nacionais. O processo de selecção e o tipo de contrato são os mesmos para todas as instituições. Podem ser contratos para pessoal permanente, contratos temporários (de duração máxima de seis anos), havendo ainda recrutamento sazonal e possibilidade de fazer estágios. Nos concursos gerais para seleccionar pessoal permanente, o EPSO avalia as competências dos candidatos através de uma série de testes e provas. Todos os anos são organizados concursos para todas as instituições da UE. Em primeiro lugar, para a Comissão Europeia, com sede em Bruxelas e serviços no Luxemburgo. Esta é a instituição da UE que emprega mais pessoal. Os concursos são também para o Parlamento Europeu, com sede em Estrasburgo (França), e serviços em Bruxelas e no Luxemburgo; Conselho da UE, em Bruxelas; Tribunal de Justiça Europeu, no Luxemburgo; Tribunal de Contas, no Luxemburgo; Comité Económico e Social Europeu, em Bruxelas; Comité das Regiões, em Bruxelas; Provedor de Justiça Europeu, em Estrasburgo; e Autoridade Europeia para a Protecção de Dados, em Bruxelas.


Conteúdo Recomendado