Uma centena de produtores portugueses e espanhóis participam na V Feira Eco-raia

Cento e um expositores de produtos agroalimentares portugueses e espanhóis vão participar na V edição da Feira Transfronteiriça Eco-raia, a realizar nos dias 13 e 14 de dezembro, em Salamanca (Espanha), foi anunciado.

O evento é promovido pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), com sede em Belmonte, em parceria com a Diputácion de Salamanca (Espanha).

Fonte da organização disse à agência Lusa que a edição deste ano contará com a participação de 58 expositores portugueses, sendo os restantes do país vizinho.

Segundo a AMCB, à semelhança das edições anteriores, no certame transfronteiriço serão divulgados e comercializados vinhos, azeites, mel, bolos, pão, enchidos, compotas, marmeladas, caracóis e frutos secos, entre outros produtos regionais.

No certame anual, que vai decorrer no recinto de feiras de Salamanca, os produtores regionais “terão, mais uma vez, a oportunidade de exporem os seus produtos, de estabelecerem e trocarem saberes e experiências”, refere a fonte.

O presidente da AMCB, José Manuel Biscaia, que também é presidente da Câmara Municipal de Manteigas, considera que o certame é “muito importante” para os produtores nacionais mostrarem os seus produtos, “que são de excelente qualidade”.

O autarca, citado numa nota enviada à agência Lusa, refere que a Eco-raia “é uma feira tipicamente promocional, mas, ao mesmo tempo, de caráter comercial”, onde os produtores portugueses “estabelecem e reforçam contactos com o mercado espanhol”.

O programa do evento inclui, entre outras iniciativas, um magusto com castanhas e jeropiga da Serra da Malcata (Sabugal) e a atuação do Rancho Folclórico Flor do Campo de Souropires e do Grupo Trovas da Beira, ambos do concelho de Pinhel.

Ao longo dos dois dias da feira, haverá atividades lúdicas e de animação, e os visitantes poderão degustar vários produtos típicos da região da Beira Interior Norte de Portugal e da Província espanhola de Salamanca e ainda usufruir de várias atividades lúdicas.

A Feira Transfronteiriça Eco-raia é realizada no âmbito do Projeto VIP BIN SAL II, programa de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, financiado pelo POCTEP.

Constituem a AMCB os municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso (distrito da Guarda) e Belmonte e Fundão (distrito de Castelo Branco).


Conteúdo Recomendado