ULS da Guarda assinala Dia Mundial de Luta Contra a Sida

Hoje, dia 1 de dezembro, assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, que pretende alertar para a infeção pelo VIH e relembrar as vítimas, reforçando-se a necessidade de prevenção permanente, deteção precoce e tratamento de todos, bem como de solidariedade e apoio às pessoas afetadas.

O tema escolhido entre 2011-2015 para a comemoração, “Chegar a Zero”, reflete os objetivos para 2030 da ONUSIDA, programa conjunto das Nações Unidas sobre o VIH / SIDA, a nível mundial e que se começam finalmente, a vislumbrar: zero novas infeções; zero casos de SIDA, zero mortes e também zero discriminações, através do combate ao estigma, garantindo os direitos de cidadania dos infetados, nomeadamente de inclusão no local de trabalho.

Com o acesso ao tratamento a todos os infetados e com o envolvimento de todos, poderá travar-se esta epidemia à escala mundial, que está intimamente ligada a comportamentos individuais, dado o seu modo de transmissão: relações sexuais desprotegidas (sem preservativo), contacto com sangue infetado (partilha de material para consumo injetável) ou de mãe para filho, durante a gravidez, parto ou amamentação.

Na área de abrangência do ULS da Guarda, a mesma tem contribuído para a prevenção da contaminação por HIV com os testes rápidos  para a deteção precoce do HIV que podem ser feitos nos Centros de Saúde de Almeida, Guarda, Gouveia, Pinhel e Sabugal. Em breve este serviço será alargado a outros concelhos do distrito.

A ULS da Guarda através da Unidade de Saúde Pública têm ainda a funcionar o programa “Troca de Seringas” que na Guarda pode ser feito às sextas-feiras à tarde, nas instalações do Centro de Diagnóstico Pneumológico na Rua Vasco da Gama e na cidade de Seia na Unidade de Cuidados na Comunidade em qualquer dia da semana.


Conteúdo Recomendado