UBI promove Seminário "Idea Puzzle"

Ricardo Morais é o formador da sessão destinada a mostrar as vantagens do Idea Puzzle, que vai ser disponibilizado na Universidade da Beira Interior.

A Universidade da Beira Interior (UBI) promove na próxima semana o Seminário Idea Puzzle, onde serão explicadas as formas de trabalhar com um software que foi adquirido pela instituição e que se destina a ser um apoio no desenho e defesa de teses. O formador da sessão que terá lugar na terça-feira, dia 17, é Ricardo Morais.

O software Idea Puzzle resultou de um trabalho de auscultação junto de três mil académicos de todo o mundo, de onde saíram 21 questões que ajudam a desenvolver investigações em qualquer área do conhecimento. “Estas questões são inovadoras porque integram teoria, método e dados para o desenho, assim como retórica e autoria para a defesa. O software coloca-as ao investigador e ajuda-o a respondê-las, permitindo-lhes avaliar as suas respostas”, explica a UBI, acrescentando: “Os seus resultados são apresentados com uma pontuação e com um mapa visual. Desta forma, é possível avaliar as forças e as fraquezas do projeto de investigação em qualquer fase do doutoramento ou mestrado”.

A Universidade adquiriu o software, descrito como “importante ferramenta de trabalho para teses”, e vai disponibilizá-lo “a toda a comunidade académica com endereços de e-mail ubi.pt”. Daí a importância do seminário gratuito, que terá lugar no anfiteatro das Sessões Solenes, a partir das 14 horas, que tem inscrições abertas até sexta-feira, dia 13, através do e-mail pimf@ubi.pt.

Destinado a estudantes, orientadores e professores, vai desenvolver-se em torno de sete temáticas: Investigação como um sistema de 21 questões; Questões teóricas da sua investigação; Questões metodológicas da sua investigação; Questões empíricas da sua investigação; Questões retóricas da sua investigação; Questões autorais da sua investigação; e Aplicação à investigação dos participantes com o software Idea Puzzle.

Ricardo Morais já dinamizou 177 edições desta formação, que contou já com 3291 participantes em 11 países. É oferecido anualmente pelo European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM) em Bruxelas como um seminário de doutoramento interdisciplinar sobre competências de investigação.

No final da sessão será apresentado o Prémio Santander Universidades Idea Puzzle para o melhor desenho de investigação criado com este software.


Conteúdo Recomendado