UBI estuda integração de sistemas de águas e energia

O EdgeWise tem um orçamento que ronda um milhão de euros, envolvendo oito parceiros – instituições de Ensino Superior e empresas – de seis países.

Tem início na próxima semana o projeto internacional EdgeWise – Energy and Water Systemsn Integration and Management liderado pela UBI que junta parceiros de seis países do mediterrâneo.
A Universidade da Beira Interior (UBI) vai coordenar um projeto internacional que tem como objetivo criar condições para integrar o sistema de abastecimento de água com o sistema de produção de energia.
O EdgeWise tem um orçamento que ronda um milhão de euros, envolvendo oito parceiros – instituições de Ensino Superior e empresas – de seis países. Uma das entidades associadas é a ICOVI, que gere o sistema de águas no concelho da Covilhã.
Com o EdgeWise pretende-se estudar as energias renováveis, combinadas com os sistemas das águas, para produzir conhecimento que possa depois ser incorporado no quotidiano dos dois setores em análise. Esta intenção de apostar na transferência de conhecimento tem uma especial relevância na parceria estabelecida entre a UBI e a empresa municipal ICOVI.
Nesse âmbito, está prevista a construção de uma instalação experimental na Covilhã, de modo a promover e validar os resultados obtidos. Além de permitir a realização de estudos de caráter científico, o equipamento pode ser visitado e feitas demonstrações do seu funcionamento.
Em termos técnicos, irá usar a infraestrutura de abastecimento de água para armazenar energia que pode ser usada mais tarde, quando necessária. A instalação irá avaliar o aproveitamento que se pode fazer da localização da Covilhã na Serra da Estrela, revelando o potencial gravítico do sistema de água para a produção de energia.
O projeto de investigação internacional EdgeWise é coordenado pela UBI, através do docente António Espírito Santo, e inclui docentes e investigadores das áreas da Eletromecânica e Engenharia Civil. O responsável pela sua execução na ICOVI é João Marques, presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal.
Aprovado no âmbito do ERANETMED, inclui parceiros de países do Mediterrâneo, designadamente França, Grécia, Malta, Tunísia e Chipre.
As atividades de lançamento do projeto vão acontecer nos dias 3 e 4, na Faculdade de Engenharia, onde são esperadas delegações representativas dos vários parceiros internacionais.


Conteúdo Recomendado