Viseu é a primeira “Cidade Nacional Convidada” da BTL 2017

https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/16143723_1537402539621919_7360873307751174170_o.jpg?oh=648b08f326b2f6fb78efd1b9bdc90fd4&oe=590CC6E6

Em 2017 Viseu será a primeira “Cidade Nacional Convidada” da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza entre os dias 15 e 19 de março, na FIL, no Parque das Nações.

Esta nova categoria surge também no contexto da declaração de 2017 como “Ano Oficial para Visitar Viseu”, promovida pela autarquia e anunciada ontem, dia 17,  num encontro com a imprensa onde se reuniu o Município de Viseu, através do seu presidente Almeida Henriques, a Entidade Regional do Turismo do Centro, através do seu presidente Pedro Machado e a Fundação AIP, com a presença do seu presidente Jorge Rocha Matos.

“Uma provocação positiva e original”

Com o intuito de promover a cidade de Viriato e a região centro, esta ação mais “direcionada para o turismo interno”, pretende “aumentar a notoriedade e reputação de Viseu”, através de um processo de “redescoberta”.

Nas palavras do presidente da câmara de Viseu, Almeida Henriques, esta declaração funciona como “uma provocação positiva e original” e que nasce através da “criação de uma atitude coletiva” que quer envolver toda a comunidade. Além disso, o governante destacou ainda “os indicadores muito animadores” para 2017, sublinhado as cerca de “170 mil dormidas registadas em 2016” e onde existem “1700 camas qualificadas”.

Para além da posição de destaque na BTL 2017, o presidente aproveitou ainda para salientar outras iniciativas, como o concerto de abertura deste ano oficial de visita com Rodrigo Leão e Scott Matthew, que acontece já na próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro. Outra das novidades é o programa “Guia por um dia” em que se pretende envolver a comunidade e criar cerca “de 200 anfitriões” que possam contar “uma boa história sobre Viseu”. Por fim, a iniciativa irá também escolher alguns “embaixadores de Viseu” através de uma seleção de figura viseenses que se tenham destacado em termos nacionais/internacionais.

“Desconcentrar o fluxo turístico”

Por seu lado, Pedro Machado, presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro, destacou o lançamento deste “projeto pioneiro”, carregado de um “simbolismo que possa trazer luz sobre novos territórios” e que venha “desconcentrar o fluxo turístico”.

Mais do que isso, na sua perpetiva, “Lisboa fica a partir de agora mais perto de Viseu” cidade que considera “equidistante de Lisboa, Porto e Madrid”.  Esta declaração é “muito mais que um selo, é uma afirmação regional e nacional”, acescenta enaltecendo o “espírito dinâmico” da cidade.

“Política de descentralização turística”

Com a criação deste novo estatuto, inicia-se também “uma política de descentralização turística”, refere Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP.

Para além disso, o responsável aproveitou para realçar a sua perspetiva de que 2017 será o ano da “melhor BTL de sempre”, depois de um período em sofreram com a crise, nomeadamente entre 2010 e 2015.

Finalmente, Rocha de Matos destacou ainda os “18 congressos já negociados para serem realizados em Portugal”, onde acrescenta “três grandes congressos” que decorrerão na FIL e outros “19 congressos” que se econtram em negociação.


Conteúdo Recomendado