Municípios do Douro Superior recebem festividades das “Amendoeiras em Flor”

Os municípios do Douro Superior e do norte do distrito da Guarda começam a engalanar-se para receber as festividades das “Amendoeiras em Flor”, um espetáculo natural que anima a economia rural dos concelhos envolvidos.

Os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Moncorvo e Foz Côa (Douro Superior) promovem as suas atividades gastronómicas, culturais e económicas coordenadas pela Associação de Municípios do Douro Superior.

Aproveitando os tons brancos e rosa da paisagem natural que atraem alguns milhares de visitantes a este território, cada um dos territórios envolvidos faz a suas apostas culturais e gastronómicas para cativar os visitantes.

Fora do âmbito desta associação de municípios, também os concelhos como Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, no distrito de Bragança, elaboraram os próprios programas.

No sábado tem inicio a Terra Flor, uma feira de multiatividades em Vila Flor.

A música, a gastronomia, o desporto, e diversos certames de produtos tradicionais são os ingredientes para que o mês março seja “de excelência” nestes concelhos do interior Norte e Centro.

Por Freixo de Espada à Cinta, a Feira Transfronteiriça Arribas do Douro e Águeda tem o seu ponto alto nos fins de semana de 11, 12 e 18, 19 de março, de o certame recebe cerca 80 expositores oriundos de Portugal e Espanha.

Mogadouro abre as festividades no dia 11 de março com a Feira Franca dos Produtos da Terra e, no último fim de semana de março, conta com a prova de atletismo a contar para o Campeonato Nacional de Montanha ” Trilhos de Mogadouro”, entre outras iniciativas.

Já Torre de Moncorvo tem na feira medieval marcada para 31 março a 02 abril, o ponto alto das festividades.

Miranda do Douro celebra a “Exaltação das Capas de Honras Mirandesas” a 18 de março e encerra as festividades com Festa da Bola Doce Mirandesa, marcada para os 13 a 15 de abril.

Para visitar estes locais, e dar oportunidade aos visitantes de contemplem este espetáculo natural, a CP organiza viagem de comboio de desde a Estação de Campanhã (Porto) até ao Pocinho (Vila Nova de Foz Côa).

Segundo uma nota enviada à agência Lusa, no mês de março, a CP – Comboios de Portugal vai lançar a 64.ª edição da Rota das Amendoeiras, o tradicional passeio às regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro que, além da viagem em comboio especial, inclui três itinerários complementares em autocarro, e que permite apreciar a beleza das amendoeiras floridas e o património cultural e gastronómico daquela zona de Portugal.

Assim, nos sábados de 04, 11, 18 e 25 de março, o comboio especial com carruagens de 1.ª e 2.ª classe vai partir do Porto, estação de Campanhã, pelas 07:05 com destino ao Pocinho, chegando às 10:15. O passeio continua depois, por um dos percursos de autocarro disponíveis.

O preço do programa engloba as viagens em comboio e autocarro, variando com a classe e a rota escolhidas e os preços situam-se entre 39 e 19 euros, dependendo da classe e da rota.


Conteúdo Recomendado