Festival dedicado à água decorre em Aldeias (Gouveia)

Um festival dedicado à água vai decorrer na povoação de Aldeias, no concelho de Gouveia, Serra da Estrela, entre domingo e o dia 30, com o objetivo de valorizar aquele recurso natural considerado “uma das suas mais preciosas riquezas”.

O programa do Festival da Água, organizado pela Liga Humanitária Social e Cultural das Aldeias, no seguimento da Festa da Água realizada em maio de 2015, inclui música, teatro, tradições, uma caminhada, jogos, passeios, entre outras iniciativas.

“Em 2016, decidiu-se repetir e alargar a iniciativa que ocorrerá em vários dias e diferentes locais da freguesia mantendo, no entanto, os mesmos objetivos de valorizar, celebrar e preservar o conhecimento, a memória e a cultura da população mais idosa sobre a água e sobretudo o que gira à volta deste recurso natural”, referem os promotores em nota hoje enviada à agência Lusa.

Segundo a fonte, as atividades que vão decorrer no domingo (dia 24), na quarta-feira (27), na quinta-feira (28), na sexta-feira (29) e no sábado (30), constituem vários momentos “de descoberta e de convívio comunitário em torno das histórias das várias fontes da aldeia e das suas puras e frescas águas”.

“Jogos, exposições, conversas, visitas e observações, roteiros e uma grande caminhada pretendem preservar e fortalecer a identidade deste território e comunidade e imprimir uma dinâmica que mobilize habitantes e atraia visitantes, até porque nada deixa mais feliz a este grupo do que receber visitas e ver as Aldeias animadas com vida e juventude”, justificam os organizadores.

O festival tem também uma vertente ambiental, “uma vez que tem no seu centro a água, fonte de toda a vida, mas também recurso global escasso que enfrenta fortes e variadas ameaças e sobre o qual incidem diferentes problemáticas: escassez, poluição, comercialização e privatização”.

“Assim, pretende-se também promover um maior conhecimento sobre os recursos naturais [da localidade] de Aldeias e debater formas de desenvolvimento sustentável do território, ou seja, em harmonia com a natureza e promovendo o equilíbrio ambiental”, assinala a fonte.

O evento tem ainda em vista “a preservação do recurso mais puro e precioso de Aldeias e incentivar futuros projetos de dinamização turística, ambiental e cultural”, concluem os promotores, que desafiam a participar “toda a comunidade da freguesia, do concelho, da região e do país”.

O Festival da Água é organizado pela Liga Humanitária Social e Cultural das Aldeias em parceria com o Grupo Aprender em Festa, a União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, Associação Cultural e Desportiva Aldeense, o Centro de Assistência Cultura e Recreio de Paços da Serra e o Município de Gouveia, entre outras entidades.


Conteúdo Recomendado