Feira Medieval de Torre de Moncorvo

De 31 de março a 2 de abril, Torre de Moncorvo recria uma parte da sua história com mais uma edição da Feira Medieval.

Esta iniciativa surge da variedade de acontecimentos históricos decorridos na Idade Média em Torre de Moncorvo. A figura central da Feira Medieval é o Rei D. Dinis e o tema desta edição “D. Dinis, Poeta e Trovador”, sendo as várias teatralizações sobre as cantigas de amigo, amor e escárnio e maldizer escritas pelo monarca. A cultura foi um dos seus interesses pessoais. D. Dinis não só apreciava literatura, como, foi ele próprio, um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo.

D. Dinis foi também importante porque deu continuidade a medidas importantes para afirmação da autoridade do rei, com a construção de castelos, o incentivo ao povoamento e à exploração económica de algumas regiões, tendo sempre durante o seu reinado uma atenção especial para com o concelho de Torre de Moncorvo.

Com o pano de fundo o centro histórico da vila, a Feira Medieval de Torre de Moncorvo é já um marco entre as várias feiras medievais que se realizam no país, englobando nove espaços de animação e milhares de figurantes trajados a rigor.

O Município de Torre de Moncorvo faz o apelo para que os visitantes “se deixem levar pelo ambiente vivido dentro das portas desta vila medieval e entrando em plena idade média, fazendo compras nos mercadores e artesãos existentes, usufruindo das tabernas e locais de repasto e assistindo às várias recriações históricas das quais destacamos o assalto ao castelo, os cortejos de chegada e partida do Rei D. Dinis, as oficinas do velho ofício, as concessões régias aos moradores de Moncorvo, o treino dos cavaleiros, a audiência geral dos povos e os vários acampamentos existentes.” Destaque também para a animação de rua com mendigos, ciganas, magos, bobos da corte, malabaristas e cuspidores de fogo. Decorrerão também rixas entre grupos rivais, haverá saltimbancos e menestréis, trovas, folguedos, demonstração de armas e músicas e danças medievais.

De grande importância económica e turística para o concelho além do incremento da economia local o evento traz a Torre de Moncorvo muitos visitantes.

Pode consultar todas as informações sobre o evento aqui.


Conteúdo Recomendado