CIMBB apresenta Guia Beira Baixa – Terras de Excelência

Amanhã, dia 9 de março, pelas 16h30, será apresentado, nas instalações da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – CIMBB, o guia de destinos Beira Baixa – Terras de excelência, editado pela Foge comigo!, editora dedicada a guias de destinos em Portugal.

Numa parceria entre a CIMBB e a Foge comigo!, o guia pretende dar a conhecer o território da Beira Baixa – constituído por Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão –, de uma perspetiva mais ampla do que a de um comum guia turístico. Assim, segundo a CIMBB “o guia foi concedido um grande destaque aos produtos e produtores agroalimentares – um excelente ponto de partida para conhecer a Beira Baixa – e aos seus aspetos territoriais, patrimoniais e imateriais – marcas distintivas que tornam a Beira Baixa única aos olhos de quem a visita, de quem cá vive e de quem a traz no coração.”

Ao longo de 480 páginas, o Papa-figos, a habitual personagem dos guias Foge comigo!, mostra o azeite, os queijos, os enchidos, os vinhos, os licores e a cerveja, a melancia, o limão, as cerejas e as framboesas, o mel e as compotas, os bolos e o pão, entre muitos outros produtos. Mostra-nos também as Colchas de Castelo Branco, o Madeiro de Natal, as Tradições da Quaresma, a música, os artesãos e a devoção à Senhora do Almurtão. Mostra-nos o Megalitismo e a Arte Rupestre, o diverso património natural e histórico e muitos outros pontos de interesse, de restauração e alojamento.

Ilustrado com imagens, infografias e mapas, o guia é, no fundo, um convite a visitar a Beira Baixa: terras de excelência, onde a tradição convive com a modernidade e o passado também é futuro. À mesma coleção pertencem, entre outros, os guias anteriormente editados pela Foge comigo! “Aldeias Históricas de Portugal – Viva a sua história” e “Aldeias do Xisto – A descoberta começa aqui.”

Com esta parceria, de complementaridade, a CIMBB divulga o seu território e a marca Beira Baixa: Terras de Excelência registada para promover e valorizar os produtos e as produções agroalimentares, fomentando assim o desenvolvimento económico da Beira Baixa.

Para além da apresentação de amanhã, na sede da CIMBB, localizada na Praça Rainha Dona Leonor / Largo das Tílias, Edifício dos Emblemas, 1º Andar, em Castelo Branco,  a edição do guia contará igualmente com uma apresentação na Bolsa de Turismo de Lisboa, no dia 15 de março, entre as 14 horas e às 16 horas, período dedicado à promoção do território da Beira Baixa, no stand do Turismo Centro de Portugal.


Conteúdo Recomendado